CINEMA

Charme irresistível

Em Gainsbourg ? O Homem que Amava as Mulheres, a vida do músico francês ganha tom de fábula

Por: Alex Xavier - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪

roteirocinemaabre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Era uma vez um garoto com orelhas de abano, olhos esbugalhados e narigão que sonhava ser artista plástico para pintar mulheres bonitas. Ao crescer, a música o levou a conquistar as mais desejadas beldades do mundo. O jovem cartunista Joann Sfar estreia como cineasta dando à biografia do temperamental cantor e compositor francês Serge Gainsbourg (1928-1991) um encantador tom de fábula. Gainsbourg ? O Homem que Amava as Mulheres é baseado em uma história em quadrinhos de sua autoria e, portanto, a caricatura também faz parte do filme. Talvez só assim seja possível explicar o charme irresistível do homenageado, cuja feiura foi eclipsada por sua genialidade.

Na Paris ocupada pelos alemães durante a II Guerra Mundial, o menino Lucian (seu nome verdadeiro) já se sentia homem, desenhando cenas eróticas, fumando cigarros e assustando os adultos com uma resposta ardilosa sempre engatilhada. Filho de judeus russos, desdenhava da perseguição nazista escondendo-se em seu universo criativo, povoado por um alter ego esquisitão como ele. O personagem imaginário, apresentado como um alegórico boneco do próprio Gainsbourg, o acompanha nas décadas seguintes, quando, já crescido (incorporado de maneira impressionante pelo ator Eric Elmosnino), torna-se compositor de músicas popularizadas por vozes femininas.

Na tela surgem atrizes lindíssimas que interpretam estrelas ainda mais fascinantes, do naipe de Brigitte Bardot (Laetitia Casta), sua amante, e Jane Birkin (Lucy Gordon), com quem se casaria e teria uma filha. Os bastidores da criação de canções célebres, como Bonnie & Clyde e a provocativa Je T?Aime Moi Ñon Plus, rendem números musicais divertidos e envolventes. Extremamente sensual, a fita é prejudicada apenas pelo final um tanto apressado e pouco conclusivo.

Gainsbourg ? O Homem que Amava as Mulheres, de Joann Sfar (Gainsbourg, Vie Héroique, França, 2010, 130min). 14 anos. Estreou em 8/7/2011. Estação Sesc Espaço 2, Estação Sesc Ipanema 1, Estação Vivo Gávea 3, Kinoplex Fashion Mall 4.

Fonte: VEJA RIO