Continua após publicidade

O tamanho da encrenca

Executivo precisa escoltar um caixão na comédia dramática A Missão do Gerente de Recursos Humanos

Por Alex Xavier
Atualizado em 5 dez 2016, 16h11 - Publicado em 1 jul 2011, 17h37

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Temas ligados à religião e cultura judaicas ou à relação entre árabes e palestinos estão no foco de boa parte dos longas israelenses. Eventualmente, porém, aparece um filme que pode até resvalar em tais assuntos, mas segue um caminho completamente diferente. É o caso da simpática comédia dramática A Missão do Gerente de Recursos Humanos, de Eran Riklis, um sucesso recente produzido por lá. O início indica um rumo mais convencional, com a morte de uma imigrante romena em um ataque terrorista em Jerusalém. Quando seu corpo passa dias no necrotério sem ser reclamado por ninguém, a imprensa acusa de omissão uma tradicional panificadora da cidade, na qual a mulher trabalhava. Cabe ao dedicado gerente de recursos humanos (Mark Ivanir) limpar o nome da empresa. Para isso, ele ficará responsável ? mais do que gostaria ? pelo velório.

Pesada, a introdução leva a um road movie de tom inesperadamente bem-humorado. A contragosto, o executivo empreende uma estranha jornada pelo interior da Romênia para levar o caixão ao povoado da moça. Seguem com ele um repórter sensacionalista (Guri Alfi), um diplomata local (Julian Negulescu) e o filho adolescente da falecida (Noah Silver). O grupo esbarra na burocracia e em outros obstáculos de um país ainda marcado por décadas de domínio soviético. Apesar da conclusão pouco convincente, a fita equilibra bem o drama e a comédia, ganhando, em certo momento, um curioso toque de realismo fantástico.

A Missão do Gerente de Recursos Humanos, de Eran Riklis (The Human Resources Manager, Israel/Alemanha/França, 2010, 103min). 14 anos. Estreou em 1º/7/2011. Estação Sesc Espaço 3, Estação Vivo Gávea 3.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.