CINEMA

Eles só pensam naquilo

A comédia Projeto X ? Uma Festa Fora de Controle faz um retrato real e cáustico dos jovens

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪

roteiro-cinema-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O nome de Todd Phillips foi às alturas em Hollywood depois de Se Beber, Não Case! (2009) e sua sequência de 2011 renderem mais de 1 bilhão de dólares mundo afora. Phillips está de volta apenas como produtor de Projeto X ? Uma Festa Fora de Controle, embora se perceba sua mão no filme de estreia do realizador inglês Nima Nourizadeh. Motivo: Projeto X seria algo parecido com a noitada de arromba dos trintões de Se Beber, Não Case!. Mas há diferenças, claro. Os personagens aqui têm por volta de 17, 18 anos e, incrédulos, são obrigados a lidar com o caos que se instalou na festa de aniversário de Thomas (Thomas Mann).

Esnobado pelos companheiros truculentos da escola, esse rapaz mirrado vai ficar sozinho em casa por uns dias. Aí entra Costa (Oliver Cooper), seu melhor amigo, com uma proposta irrecusável: promover uma balada inesquecível. Para marcar a data, ele arruma uma câmera e um operador para gravar cada momento. Junta-se a eles o gorducho JB (Jonathan Daniel Brown). O trio representa os losers (perdedores) do colégio, que só pensam naquilo e não descolam nenhuma garota. Impopulares, eles querem agora reverter a situação.

Na linha de American Pie, a fita pode ser vista apenas como um habitual registro de jovens com os hormônios em ebulição. Mas a história é outra nas entrelinhas: o roteiro tira daí uma crítica cáustica ao comportamento imbecilizado dessa mesma juventude, focada em sexo, álcool, drogas e na música de estourar caixas de som. Em qualquer das visões, sobrevive o humor anarquista. Seguindo os passos bem-sucedidos de Poder sem Limites, ainda em cartaz, e na linha cinema-verdade do pioneiro A Bruxa de Blair, Projeto X quer parecer um documento real. E consegue convencer.

Projeto X ? Uma Festa Fora de Controle, de Nima Nourizadeh (Project X, EUA, 2012, 88min). 18 anos. Estreou em 16/3/2012. Box Cinemas São Gonçalo 4, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinemark Downtown 7, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 1, Iguatemi 7, Kinoplex Leblon 2, UCI New York City Center 18, UCI Kinoplex NorteShopping 7.

Fonte: VEJA RIO