CINEMA

Retratos de campanha

Documentário acompanha acirrada disputa eleitoral em uma pequena cidade de Pernambuco

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

roteiro-cinema-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em 2008, o cineasta Marcelo Brennand passou três meses em Gravatá, cidade de 80?000 habitantes no interior de Pernambuco, para cobrir uma das disputas para prefeito mais acirradas do país. A diferença entre o vencedor, o tucano Ozano Brito, e seu adversário Bruno Martiniano, candidato de Lula, foi de apenas noventa votos. Logo nos primeiros minutos de Porta a Porta ? A Política em Dois Tempos, narrando em off, o diretor diz que se trata de ?um documentário sobre os bastidores de uma campanha política?. Tal descrição evoca Entreatos (2004), de João Moreira Salles, que acompanhou a ascensão de Lula à Presidência em 2002 com proximidade desconcertante. Aqui, Brennand intercala cenas privadas ? dentro de automóveis e em almoços particulares ? e públicas ? nos comícios e, principalmente, na busca de votos porta a porta.

O ponto de partida é instigante: enfocar o movimento de uma campanha eleitoral e, depois, mostrar se as promessas dos candidatos foram cumpridas ou não. Embora com registros interessantes, o realizador não vai a fundo no segundo dos dois tempos aludidos no subtítulo ? há muito espaço para o antes e pouco para o depois da eleição. Seguindo de perto o futuro vereador Fernando Resende (mas apresentando também outros candidatos à função), o cineasta quase se aproxima de um formato de ?horário político?.

Nas entrelinhas, contudo, ele deixa transparecer as mudanças que ocorrem numa cidade de 53?000 eleitores durante as campanhas. Surgem os cabos eleitorais e os distribuidores de santinhos, muitos de olho num emprego futuro ou simplesmente interessados em aumentar a renda durante os três meses de campanha. Igualmente curiosa, a briga entre as torcidas políticas, algo que muda o cenário de Gravatá, lembra a rivalidade entre os torcedores de futebol, com direito a camisas de cores diferentes para demarcar a adesão a um candidato.

Porta a Porta ? A Política em Dois Tempos, de Marcelo Brennand (Brasil, 2009, 82min). 12 anos. Estreou em 16/12/2011. Unibanco Arteplex 3.

Fonte: VEJA RIO