Universo Marvel

Curiosidades dos bastidores de Os Vingadores 2

Novo filme da franquia custou cerca de 250 milhões de dólares, teve gravação em diversos países e até três dublês para Scarlett Johansson

Por: Luna Vale - Atualizado em

Depois de quase três anos de espera, enfim chegou o momento tão aguardado pelos fãs. Os Vingadores:  Era de Ultron estreia nesta quinta (23) nos cinemas brasileiros, uma semana antes de entrar em cartaz nos Estados Unidos. A continuação da saga formado por diversos heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Viúva Negra , Thor e Gavião Arqueiro custou cerca de 250 milhões de dólares e está cercada de expectativas.

Para entra no clima, listamos algumas curiosidades dos bastidores das filmagens e novidades dos personagens nesta nova produção.

1. Para reforçar o senso de globalidade dos Vingadores, a produção usou locações reais para filmar o filme em diversos países como Inglaterra, África do Sul, Itália e Coreia. O elenco, inclusive, conta com uma atriz coreana que adorou trabalhar em casa. A dra. Helen Cho é interpretada por Claudia Kim, que nasceu e cresceu em Seul.

Os Vingadores_Claudia
Atriz Claudia Kim, coreana no elenco (Foto: Divulgação)

2. Um recurso único para a produção em Seul foi o uso de drones e carros de controle remoto para posicionar as câmeras em locais que jamais poderiam ser alcançados por operadores. Para tal, foram chamados especialistas coreanos campeões em corrida com os gadgets. 

Os Vingadores_Locacao
O filme foi filmado em diversos países (Foto: Divulgação)

3. Durante as filmagens na capital coreana, uma ponte foi fechada durante todo o dia a pedido da produção, que usou mais de cem carros como figuração. Porém, no meio da tarde, um dos seguranças avistou um corpo boiando no rio logo abaixo. A polícia, segundo um jornal local havia cerca de 160 policiais fazendo a segurança do set, retirou o corpo que aparentava ter aproximadamente duas semanas. Detalhe: a ponte Mapo é conhecida por ser um local usado para suicídios.

Os Vingadores_South Korea
Ponte foi um dos cenários de gravação na Coreia (Foto: Divulgação)

4. Uma alteração interessante também foi feita no escudo do Capitão América. Ele agora tem a habilidade de retornar ao ser chamado, semelhante aos trajes do Homem de Ferro. Em vez de duas alças atrás, o escudo tem agora um elemento magnético que se acopla à luva do Capitão. 

Os Vingadores_Capitao America Braco
Capitão América ganhou imã nas luvas para acoplar o escudo (Foto: Divulgação)

5. A nova Torre dos Vingadores é o maior cenário já feito para um filme da Marvel. A duração (160 minutos) e a quantidade de efeitos especiais também bateram recordes, serão três mil cenas, contra 2.500 de Capitão América: O Soldado Invernal.

Os Vingadores_Torre
Nova torre de Os Vingadores (Foto: Divulgação)

6. Foram necessárias cinco provas de roupa confeccionada no famoso Savile Row, de Londres, para que Robert Downey Jr. ficasse satisfeito com o sofisticado traje de Tony Stark na cena clímax do filme. Já o ator Chris Hemsworth trabalhou de perto com a figurinista para encontrar a combinação perfeita para Thor, sem que o traje de festa ficasse parecendo uma fantasia. 

Os Vingadores_Terno
A roupa de Tony Stark foi feita em Londres (Foto: Divulgação)

7. Scarlett Johansson estava nos primeiros meses de gravidez quando gravou o filme. Para esconder a barriga e evitar que a atriz se arriscasse em cenas de ação, foram usadas três dublês, o que causava certa confusão no elenco. Cris Evans (Capitão América) admitiu que confundia diversas vezes a colega com suas sósias. Além disso, a equipe de figurino optou por usar roupas mais largas na região da barriga. 

Os Vingadores_Scarlett Gravida Duble
Scarlett Johansson usou dublês para esconder a gravidez (Foto: Divulgação)

8. Entre os novos personagens presentes no filme, o Visão é interpretado por Paul Bettany, que fez a voz do computador Jarvis nos filmes do Homem de Ferro. 

Os Vingadores_Paul Bettany
Paul Bettany será o personagem Visão (Foto: Divulgação)

9. O trailer oficial do filme, que estava marcado para ser lançado dia 28 de outubro e vazou dia 22, foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube em 24 horas.

 

10. Por conta da espetacular bilheteria do primeiro filme, os atores tiveram um aumento de salário na continuação. Especula-se que o maior salto tenha sido de Scarlett Johansson, que passou de cinco para vinte milhões de dólares.

11. O sucesso da franquia é tanto que até os concorrentes estão de olho em tirar uma casquinha. Andrew Garfield e Avi Arad, respectivamente estrela e produtor de O Homem-Aranha (que pertence à Sony), já manifestaram desejo de ver o super-herói em uma próxima edição de Os Vingadores. 

homem aranha
Ator que interpreta o Homem Aranha quer incluí-lo na franquia (Foto: Divulgação)

12. Os Vingadores, lançado em 2012, alcançou a marca de terceiro filme mais assistido no mundo (atrás apenas de Avatar e Titanic) ao arrecadar 1,511 bilhões de dólares. No ano passado, com o lançamento do segundo filme do Capitão América, a franquia dos filmes Marvel se tornou a mais rentável da história dos Estados Unidos, ultrapassando a saga de Harry Potter. Os nove filmes do universo cinematográfico Marvel acumulam 2,45 bilhões de dólares em faturamento, sem contar o Guardiões da Galáxia que, lançado posteriormente, arrecadou 332,8 milhões de dólares.

Para reparar no filme:

  • O cenário da Torre dos Vingadores foi desenhado para servir à história de várias maneiras. No filme, a Torre desenhada e construída por Tony Stark é um local de reunião para os Vingadores — um lugar para planejar, fazer negócios, relaxar ou estudar. Ela é composta por sala de estar, três áreas de laboratório, uma sala de máquinas, uma academia, uma área para relaxamento e um vestiário. Uma larga extensão de vidro dá vista para a cidade de Nova York e também se pode ver o hangar do Quinjet. Os diversos ambientes são todos conectados, com a capacidade de se movimentar de baixo para cima e vice-versa.
Os Vingadores_Stark Tower Interior
Interior da Torre que conta com diversos ambientes (Foto: Divulgação)
  • Bruce Banner ganhou calças de malha para usar sob a roupa. Assim, ele não será mais visto na situação constrangedora de estar meio nu com as roupas rasgadas quando se transforma no Hulk; as calças, feitas de tecido de microfibra de alta tecnologia, esticam com ele.
Os Vingadores_Short Hulk
Bruce Banner ganhou calças elásticas (Foto: Divulgação)
  • Graças à habilidade em engenharia de Tony Stark, o Gavião Arqueiro recebeu um upgrade em seu armamento. Ele agora tem novas flechas que servem para diferentes propósitos. A aljava também foi alterada — ela está mais automatizada e rápida de recarregar, e é capaz de comportar nove flechas. O arco mudou da clássica cor preta para marrom, além de ganharem dispositivos de visão infravermelho e sônica.
Os Vingadores_Arqueiro
Nova arma do Gavião Arqueiro (Foto: Divulgação)
  • Como cortesia de Tony Stark, a Viúva Negra agora tem novos bastões de luta, inspirados em bastões de Esgrima. Mas continuam sendo usados exatamente da mesma maneira que seus ferrões, de modo que quando ela golpeia, além de atingir seu oponente, também descarrega um forte choque elétrico.
Os Vingadores_Scarlett Armas
A Viúva Negra ganhou novas armas (Foto: Divulgação)
  • Os novos personagens que entram no Universo Cinemático Marvel do mundo dos gibis são Wanda (Feiticeira Escarlate) e Pietro Maximoff (Mercúrio), que têm poderes que ainda não foram vistos na tela. Pietro é veloz como um raio e Wanda possui o poder da telecinesia, e é capaz de lançar remotamente neurônios no cérebro das pessoas, usando seus poderes para manipular sua mente.
Os Vingadores_Feiticeira e Mercurio
Novos personagens Feiticeira e Mercurio (Foto: Divulgação)
  • A Hulkbuster é uma peça icônica da tecnologia do Homem de Ferro — uma superarmadura pré-construída projetada para conter o Hulk. A armadura foi desenvolvida por Tony Stark e Bruce Banner, depois de terem estudado as ações físicas do Hulk e seus níveis força, com o objetivo de encontrar uma maneira de contê-lo e minimizar os danos causados por seus acessos de fúria. Um satélite em baixa órbita está sempre cercando Banner e em um momento crítico, Tony Stark pode dispor da armadura Hulkbuster, vesti-la e, teoricamente, deter o Hulk.
Hulk vs Hulkbuster
Hulckbuster: arma criada para enfrentar o Hulk (Foto: Divulgação)
  • A redesenhada Quinjet tem um visual mais militar desta vez, e os pilotos agora podem ter uma boa visão do ambiente ao redor deles enquanto voam. O desenho da cobertura teve como base a cabine de um helicóptero com vidro na frente e embaixo, que dará ao público uma grande sensação de velocidade quando a nave estiver voando pelo espaço aéreo da cidade. O interior foi substituído por um espaço mais elegante e utilitário, com acabamentos luxuosos e os estofamentos removidos para dar um visual mais radical. 
Os Vingadores_Quinjet
A Quinjet ganhou novo desenho (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA RIO