PÉ NA ESTRADA

Casa Daros exibe dez road movies gratuitamente

Com duas sessões nos finais de semana, Mostra Filmes de Estrada começa no sábado (22)

Por: Thayz Guimarães - Atualizado em

Mostra filmes de estrada
Coração Selvagem: direção de David Lynch (Foto: Divulgação)

A partir de sábado (22), a Mostra Filmes de Estrada irá exibir uma seleção com dez obras do gênero conhecido como road movie. As sessões gratuitas estão previstas para os sábados e domingos do mês, até final de dezembro.

+ Semana dos Realizadores exibe produções à margem do circuitão

Entre os filmes selecionados desfilam clássicos dos anos 70, como Profissão Repórter (1975), de Michelangelo Antonioni, Cada Um Vive Como Quer (1970), de Bob Rafaelson e Terra de Ninguém, de Terrence Malick, além das produções recentes Cinema, Aspirinas e Urubus (2006), dirigido por Marcelo Gomes, e E Sua Mãe Também, do premiado Alfonso Cuarón.

+Mostra de cinema gaúcho vai até 1º de dezembro

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO:

Sábado (22), às 16h: "Profissão Repórter" (1975, Itália), de Michelangelo Antonioni.

David Locke, um jornalista televisivo, está no deserto africano preparando um documentário sobre as guerrilhas da região. Depois de ser abandonado por seu guia e ter seu veículo atolado na areia, ele entra em crise, vendo-se cansado do trabalho, do casamento e da vida. Classificação: 14 anos.

Domingo (23), às 16h: "Cada Um Vive Como Quer" (1970, EUA), de Bob Rafelson.

Robert Eroica Dupea (Jack Nicholson) é um talentoso pianista clássico que rejeita seu modo de viver e passa a trocar constantemente de emprego e de relacionamentos, enquanto trabalha em um campo de petróleo e é infiel com Rayette Dipesto (Karen Black), sua namorada, uma mulher sexy mas pouco inteligente. Classificação: Livre.

Sábado (29), às 16h30: "Coração Selvagem" (1990, EUA), de David Lynch.

Dois jovens amantes, Sailor e Lula, vivem uma intensa relação amorosa numa viagem cheia de surpresas. Lula tenta escapar da mãe louca e obsessiva. Sailor acaba de sair da prisão. Eles não têm certeza para onde vão ou o que fazer. Classificação: 16 anos.

Domingo (30), às 16h: "Buffalo 66" (1998, EUA), de Vincent Gallo.

O jovem Billy Brown sai da prisão depois de ter cumprido cinco anos por um crime que não cometeu. Tem duas ideias fixas na cabeça: rever os pais e vingar-se de Scott Woods. Classificação: 18 anos.

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO:

Sábado (6), às 14h: "Terra de Ninguém" (1973, EUA), de Terrence Malick

Kit Carruthers (Martin Sheen) é um jovem com problemas mentais aparentes, que mata o pai de Holly Sargis (Sissy Spacek), sua namorada de 15 anos, pois ele não aprovava o relacionamento deles. Depois disso, o casal foge para Montana e, no decorrer dessa fuga, Carruthers acaba matando mais pessoas, tornando-os criminosos famosos. Classificação: 16 anos.

Domingo (7), às 16h: "Corrida Contra o Destino" (1971, EUA), de Richard C. Sarafian.

Kowalski, ex-fuzileiro herói de guerra e ex-corredor automobilístico, dedica-se a transportar carros entre Denver, no Colorado, e São Francisco, na Califórnia. Ao levar um veículo muito veloz para Denver, Kowalski faz uma aposta de entregar o carro em um dia, começando assim uma perseguição pela polícia rodoviária de três estados. Classificação: 14 anos.

Mostra filmes de estrada
Cinema, aspirinas e urubus: sessão seguida de bate-papo com o diretor (Foto: Divulgação)

Sábado (13), às 16h: "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2006, Brasil), de Marcelo Gomes (com conversa aberta com o diretor após a sessão).

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da Segunda Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Classificação: 14 anos.

*A sessão será seguida de bate-papo com o diretor do filme.

Domingo (14), às 16h: "E Sua Mãe Também" (2001, México), de Alfonso Cuarón.

Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos controlados por seus hormônios que desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva, eles encontram Luisa (Maribel Verdú), uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles, casada com o primo de Tenoch. Os três se aventurem em uma viagem na qual inocência, sexualidade e amizade irão colidir. Classificação: 14 anos.

Sábado (20), às 16h: "Colina Sagrada" (1972, França), de Barbet Schroeder.

Viviane (Bulle Ogier), a esposa do cônsul francês em Melbourne, junta-se a um grupo de exploradores em busca de um misterioso vale escondido em Nova Guiné, onde ela espera encontrar penas de um pássaro extremamente raro. Ao longo do caminho o grupo faz contato com a tribo mapuga, um dos grupos mais isolados de seres humanos do planeta. Classificação: 18 anos.

Domingo (21), às 16h: "Um Olhar a Cada Dia" (1995, Grécia), de Theo Angelopoulos

Um exilado cineasta grego retorna a Grécia e inicia uma jornada através dos destruídos Bálcãs com a intenção de encontrar velhos rolos de filmes de um cineasta pioneiro – uma jornada também interior, que o leva a descobrir um mundo dividido por guerras e ideologias. Classificação: 16 anos.

Fonte: VEJA RIO