Continua após publicidade

Letícia Simões e José Padilha

Movidos pelo inconformismo, a jovem que largou o jornalismo e o criador de Tropa de Elite exibem uma paixão irrefreável pelos temas fortes e polêmicos

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 dez 2016, 16h04 - Publicado em 8 set 2011, 20h35

José Padilha, 43 anos, frequentou os bancos da mesma universidade de Letícia Simões, 23. Mas quem os conhecesse na PUC ainda calouros dificilmente apostaria que o futuro dos dois tivesse a ver com cinema. Ele cursou administração e especializou-se em economia. Ela fez jornalismo. Apesar de ambos tentarem seguir a carreira original, encantaram-se pelo universo das luzes e câmeras e pelas obras com fortes tintas documentais. Ex-funcionário de um banco de investimentos, Padilha debutou nas telas com Ônibus 174 e entrou para a história do cinema nacional com Tropa de Elite 1 e 2. Nos três trabalhos, ele se propôs a revelar os mecanismos que engendram a violência urbana. ?Em Ônibus, eu mostro que o estado cria criminosos pela forma como lida com meninos de rua?, diz. ?Já Tropa 1 e Tropa 2 exibem como o poder oficial produz PMs corruptos por administrar pessimamente a polícia?, explica o cineasta, que dirigirá a refilmagem de Robocop nos Estados Unidos. Uma vocação semelhante de expor nas telas feridas incômodas também é apresentada por Letícia. A diferença é que, em vez de se debruçar sobre tiros e execuções sanguinárias, a jovem baiana radicada no Cosme Velho procura enxergar nuances de uma realidade cruel por trás de poesias. Seu primeiro longa, em fase de conclusão, chama-se Bruta Aventura em Versos ? e esmiúça a vida e a obra de Ana Cristina César, poetisa carioca que se matou em 1983, aos 31 anos.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.