CINEMA

Histórias entre canções

Dirigida por Clint Eastwood, a cinebiografia musical Jersey Boys traz à tona a trajetória de Frankie Valli e o grupo Four Seasons

Por: Miguel Barbieri Jr.

divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

Ao fazer uma adaptação de uma peça da Broad­way, Clint Eastwood evitou o musical no formato cantado de Chicago ou Os Miseráveis. Jersey Boys - Em Busca da Música é mais uma cinebiografia cujas canções embalam uma história verídica de artistas de altos e baixos. Em 1951, o jovem Tommy DeVito (Vincent Piazza) pretende ganhar a vida longe do mafioso (Christopher Walken) para quem trabalha. Incentiva, então, a carreira de Frankie (John Lloyd Young, da montagem tea­tral original), um cantor de voz em falsete de apenas 16 anos - formar uma banda consta dos planos dele. Mas o encrenqueiro Tommy, ao contrário de Frankie, segue apegado às farras e à bandidagem. Até Frankie assumir o Valli artístico no sobrenome e o grupo surgir como Four Seasons, lá se vão alguns anos. Com Valli de vocalista mais Tommy, Nick Massi (Michael Lomenda) e o tecladista e compositor Bob Gaudio (Erich Bergen) - todos ainda vivos -, o conjunto explodiu na década de 60 a partir do hit Sherry. Valli e Gaudio são alguns dos produtores executivos do longa-metragem e, por isso, espere por um biografia autorizada em que o máximo da "transgressão" está na infidelidade conjugal do bandleader. Convencional na narrativa e contando com irretocável recriação de época, Eastwood, de 84 anos, faz um registro de poucas ousadias e plugado na sua dedicada paixão pela música.

✪✪✪ Jersey Boys - Em Busca da Música, de Clint Eastwood (Jersey Boys, EUA, 2014, 134min). 12 anos. Estreou em 26/6/2014.

Fonte: VEJA RIO