CINEMA

Vitrine do Oscar

A Hora Mais Escura e Indomável Sonhadora são os últimos filmes indicados ao prêmio a entrar em cartaz

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Embora seja a temporada do Oscar, não é muito comum todos os longas-metragens indicados a melhor filme estarem em cartaz ao mesmo tempo. Por uma feliz coincidência, as duas fitas que faltavam para completar a lista dos nove concorrentes chegam aos cinemas: ✪✪✪✪ A Hora Mais Escura, nas telas desde sexta-feira, e ✪✪✪ Indomável Sonhadora, com estreia prometida para sexta (22).

A Hora Mais Escura trata da caçada ao terrorista Osama bin Laden, morto por uma equipe da Marinha americana em maio de 2011. Para dar estofo verídico ao projeto, o roteirista Mark Boal foi em busca de testemunhas para recriar fielmente a história. Chegou-se, assim, à personagem de Maya, uma então novata agente da CIA cuja identidade continua em sigilo. Interpretada por Jessica Chastain (no páreo para o Oscar de melhor atriz ao lado da menina Quvenzhané Wallis, de Indomável Sonhadora), Maya começa presenciando, no Paquistão, em 2003, a tortura de um prisioneiro ligado à Al Qaeda. A partir daí, o espectador acompanha, por oito anos, sua jornada para localizar Bin Laden. Maya mostra-se perseverante, inclusive para encarar seus chefes quando uma pista dá quase como certo o esconderijo dele: uma fortaleza ao norte de Islamabad. Kathryn Bigelow levou o Oscar de melhor direção três anos atrás por Guerra ao Terror. Mais afiada, conduz um enredo-reportagem sem concessões sentimentais.

No início da corrida ao Oscar, A Hora Mais Escura e Lincoln eram tidos como favoritos. Contudo, nas últimas semanas, perderam o fôlego e importantes prêmios dos sindicatos para Argo. A disputa será acirrada na cerimônia do domingo (24). Há algo especial nos nove candidatos, e nenhum deles vai causar decepção caso saia vencedor. Além dos já citados, Amor, Django Livre, As Aventuras de Pi, Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida também seguem nos cinemas da cidade. Se você ainda não os viu, a hora é agora.

A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow (Zero Dark Thirty, EUA, 2012, 157min). 14 anos. Estreou em 15/2/2013. Cinemark Downtown 1, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinemark Village Mall 1 e 3, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Via Brasil 3, Estação Vivo Gávea 5, Iguatemi 7, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 4, Leblon 1, Roxy 2, UCI Kinoplex NorteShopping 1, UCI New York City Center 7.

Fonte: VEJA RIO