CINEMA

Qual delas merece o Oscar?

Os filmes com as cinco indicadas a melhor atriz já podem ser vistos na cidade

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

Claire Folger (Álbum de Família); divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

✪✪✪ Trapaça (Amy Adams)

É a quinta indicação de Amy Adams, mas a primeira como atriz principal. Na pele da e­­x-stripper Sydney Prosser, ela se dá muito bem. A trama mostra, com certa graça, como um pequeno empresário (Christian Bale) se aliou à amante (Amy) para aplicar um golpe no prefeito de uma cidade de Nova Jersey, a pedido de um agente do FBI (Bradley Cooper). Além de Bale e Cooper, Jennifer Lawrence também concorre à estatueta (atriz coadjuvante). A comédia está no páreo para, entre outros, melhor filme, direção e roteiro original. Em pr­é-estreia, o longa-metragem chega às telas no dia 7 de fevereiro. Direção: David O. Russell (American Hustle, EUA, 138min). 14 anos.

Cinemark Botafogo 2, Cinépolis Lagoon 3, Espaço Itaú de Cinema 4, Estação Vivo Gávea 3, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 1, Leblon 2, Roxy 2, São Luiz 3, Village Mall 2.

Philomena (Judi Dench)

Aos 79 anos, a inglesa Judi Dench compete pela sétima vez ao prêmio ­? ela venceu o de coadjuvante, em 1999, por Shakespeare Apaixonado. A experiente atriz interpreta a personagem-título, uma senhora prestes a receber ajuda para reencontrar seu filho, em 2003. Quem está por trás da missão é um correspondente da BBC (Steve Coogan). Philomena teve um passado traumático num convento e foi obrigada a dar a criança para adoção. O drama ainda entrou na corrida por melhor filme, roteiro adaptado e trilha sonora. Está em pré-estreia e deve ser lançado no mesmo dia de Trapaça: 7 de fevereiro. Direção: Stephen Frears (Philomena, EUA/Inglaterra/França, 2013, 98min). 12 anos.

Cinemark Botafogo 6, Cinépolis Lagoon 3, Espaço Itaú de Cinema 3, Estação Ipanema 1, Roxy 2, Village Mall 3.

✪✪✪ Álbum de Família (Meryl Streep)

A fabulosa Meryl Streep é recordista no número de indicações. Chega à 18ª no papel da matriarca Violet. Dopada por causa do vício em medicamentos, trata-se de uma mulher amarga e sem papas na língua que tem câncer na boca e um marido alcoólatra (Sam Shepard). Após contratar uma empregada para ajudá-la, ele desaparece. Barbara (Julia Roberts, que concorre a atriz coadjuvante), Karen (Juliette Lewis) e Ivy (Julianne Nicholson) se juntam para resolver o problema. Cada uma delas possui, igualmente, crises pessoais. O diretor não alça voo muito alto, tornando a adaptação um (bom) teatro filmado. Direção: John Wells (August: Osage County, EUA, 2013, 121min). 14 anos. Estreou em 27/12/2013.

Cinestar Special ? Laura Alvim 2, Cinemark Downtown 1, Espaço Museu da República, Estação Vivo Gávea 2, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 4, UCI New York City Center 9.

✪✪✪ Blue Jasmine (Cate Blanchett) Dificilmente outra estrela tira o troféu de Cate Blanchett, recompensada com o Globo de Ouro e com o SAG, prêmio concedido pelos próprios atores. A australiana já concorreu outras quatro vezes e ganhou o troféu de coadjuvante por O Aviador, em 2005. Formidável no novo filme de Woody Allen, Cate interpreta a Jasmine do título, uma mulher que se casou com um investidor rico de Nova York e levava um dia a dia de compras em lojas de grife. O mundo da socialite desabou quando a comédia dramática se inicia e a personagem chega a São Francisco para passar uma longa temporada na casa da irmã (Sally Haw­kins, indicada a melhor atriz coadjuvante). Direção: Woody Allen (Blue Jasmine, EUA, 2013, 98min). 12 anos. Estreou em 15/11/2013.

Cinestar Special ? Laura Alvim 2, Estação Botafogo 1, Estação Vivo Gávea 2, Kinoplex Fashion Mall 4.

✪✪✪✪✪ Gravidade (Sandra Bullock)

Foram dez indicações (o mesmo número de Trapaça) para o belíssimo trabalho do mexicano Alfonso Cuarón. Entre elas, as de melhor filme, diretor, fotografia, efeitos visuais e, claro, atriz, para Sandra Bullock. A estrela já ganhou em 2010, por Um Sonho Possível. Sandra e George Clooney vivem astronautas que fazem um reparo no espaço. Um aviso da Nasa os alerta sobre os perigos dos destroços de um satélite que vem em direção a eles. A narrativa vai da contemplação ? com um sensacional plano-­sequência na abertura ? à ação enérgica. Direção: Alfonso Cuarón (Gravity, EUA/Inglaterra, 2013, 90min). 12 anos. Estreou em 11/10/2013.

Legendado: Cinépolis Lagoon 3, Cinesystem Recreio 2. Legendado, em 3D: Cinemark Downtown 10, Cinépolis Lagoon 5, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Leblon 2, Roxy 3, São Luiz 3, UCI Kinoplex NorteShopping 10, UCI New York City Center 9.

Fonte: VEJA RIO