Continua após publicidade

Para todos os gostos

O Festival do Rio, que começa na quinta (27), exibe 400 fitas em trinta pontos da cidade

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h24 - Publicado em 24 set 2012, 16h28

Strippers, espiões, soldados, vampiros e o escritor americano Ernest Hemingway são algumas das muitas atrações do Festival do Rio, que começa na quinta (27) e vai até 11 de outubro. Serão exibidos 400 filmes, de mais de sessenta países, em trinta endereços, de cinemas convencionais a arenas e praças da cidade. Entre os diretores escalados, figuras do porte de Francis Ford Coppola, Steven Soderbergh e Michel Gondry se mesclam a novatos caso da atriz Angelina Jolie, que mostra seu longa de estreia, In the Land of Blood and Honey (2011). Já nos primeiros dias, algumas produções se destacam. Diretor do elogiado Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Wes Anderson vem com Moonrise Kingdom (2012), que abriu a última edição do Festival de Cannes. Na história, Suzy (Kara Hayward) e Sam (Jared Gilman), dois jovens moradores de uma ilha na costa da Nova Inglaterra, apaixonam-se e decidem fugir. Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand e Tilda Swinton estão no elenco da comédia dramática, com sessões no domingo (30), no Estação Botafogo 1, às 16h e às 22h.

Os imperdíveis do Festival do Rio: críticos apontam os 15 filmes que você precisa conferir!

Willis também dá as caras em Lay the Favorite (2012), de Stephen Frears, atração de sexta (28), no São Luiz 4, às 14h e às 19h. No papel do apostador Dink, ele se junta à garçonete Beth (Rebecca Hall) para tirar vantagem de cassinos em Las Vegas. A seleção ainda inclui Selvagens (2012), de Oliver Stone, sobre dois amigos (Taylor Kitsch e Aaron Taylor-Johnson) que comandam uma indústria caseira de maconha. John Travolta e Benicio Del Toro são os nomes mais conhecidos da fita em exibição no sábado (29), no Roxy, às 14h e às 19h. Apreciadores de animação devem conferir Cor da Pele: Mel (2012). O filme de tintas autobiográficas, baseado na graphic novel homônima do quadrinista belgo-coreano Jung, passa no sábado (29), no Estação Sesc Rio 3, às 13h45 e às 20h15.

Além de apresentar as mostras tradicionais, neste ano o festival renderá tributo a quatro diretores. Com uma volumosa produção fora do país, o brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982) terá dez de seus filmes exibidos. Do mestre do horror e da ficção científica John Carpenter, serão trazidas catorze produções. Os outros dois homenageados são os portugueses Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues. A propósito: o filme em que Hemingway aparece como personagem é Hemingway & Gellhorn (2012), de Philip Kaufman, com Clive Owen, Nicole Kidman e Rodrigo Santoro.

Continua após a publicidade

Confira a programação:

POR DATAS

POR CINEMAS

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.