CINEMA

Dez filmes para assistir no Festival do Rio

Conheça os destaques na segunda semana de programação do Festival do Rio, em cartaz até o dia 8

Por: Thayz Guimarães

FAVELA GAY

Documentário aborda o cotidiano de LGBTs nas favelas cariocas
(Foto: Divulgação)

Realizador de documentários como 5X Favela — Agora por Nós Mesmos (2010) e 5X Pacificação (2012), Rodrigo Felha estreia no festival um projeto antigo: uma abordagem franca da realidade vivida pela comunidade LGBT nas favelas cariocas, oprimida por forças tão distintas quanto o tráfico e as igrejas evangélicas. Com humor e coragem, o documentário explora temas como preconceito, homofobia e aceitação por parte da família (Brasil, 2014, 71min). Sexta (3), Cinépolis Lagoon 1, 2 e 3, 17h; sábado (4), Pavilhão do Festival, 13h; Domingo (5), São Luiz 4, 14h15, 19h15.

FESTA NO CÉU

Animação com tempero mexicano
(Foto: Divulgação)

Os mexicanos Guillermo del Toro (produtor) e Jorge R. Gutierrez (diretor) capricharam nesta animação. Com referências pop embalando a trilha sonora, o filme narra as desventuras do toureiro Manolo, dividido entre realizar o sonho de uma carreira musical e resignar-se ao futuro traçado por sua família. Antes de tomar a decisão, o jovem vai embarcar em uma viagem por três mundos fantásticos. Channing Tatum e Danny Trejo estão entre os astros envolvidos na dublagem (Book of Life, EUA, 2014, 95min). Sexta (3), Cinépolis Lagoon 5, 19h30; domingo (5),São Luiz 3, 19h30.

+ Confira outros filmes em cartaz na cidade

GAROTA EXEMPLAR

Suspense protagonizado por Ben Affleck é de roer as unhas
(Foto: Divulgação)

Ben Affleck (foto) é o protagonista do suspensedirigido por David Fincher (o realizador de Clube da Luta e A Rede Social). Ele é Nick Dunne, encarado como o principal suspeito pelo desaparecimento da própria esposa, Amy (interpretada por Rosamund Pike). Envolvido por um circo armado entre a mídia e a polícia, Nick provoca desconfianças sobre a estabilidade de seu casamento — seu comportamento estranho e as constantes mentiras não ajudam nem um pouco (Gone Girl, EUA, 2014, 145min). Domingo (28), Cinépolis 1, 2 e 3, 19h; segunda (29),São Luiz 3, 21h30; terça (30), Roxy 3, 18h45.

HOMENS, MULHERES E FILHOS

 Jason Reitman investe nas relações humanas em tempos de internet
(Foto: Divulgação)

Conhecido por abordar temáticas provocadoras e atuais, o diretor Jason Reitman(Juno e Obrigado por Fumar) investe, em nova comédia dramática, nas ligações humanas em tempos de internet. Com o virtual como espaço para intermediação entre qualquer tipo de relacionamento, a ideia de sociedade ganha novos significados. É com essa realidade que, no filme, um grupo de adolescentes, entre eles Ansel Elgort (na foto), e seus pais vão lidar (Men, Women and Children,2014, EUA, 116min). Quinta (2), São Luiz 3, 14h, 19h; sexta (3), Estação Botafogo 1, 14h45, 21h30; domingo (5), Roxy 3, 14h, 19h.

MOMMY

Drama premiado em Cannes terá cinco sessões no Festival
(Foto: Divulgação)

O canadense Xavier Dolan (Eu Matei a Minha Mãe) não é um estreante, mas continua provocando frisson pelos festivais em que passa. Figura marcante em seus filmes, a mãe ma­l-humorada e distante do filho agora ganha papel principal no drama. Mommy conta a história de uma viúva ranzinza (Anne Dorval) que precisa cuidar sozinha do filho Steve (Antoine-Olivier Pilon, na foto), 15 anos, violento e com diagnóstico de déficit de atenção. O filme ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes 2014 (Mommy, Canadá, 2014, 134min). Segunda (29), Estação Botafogo 1, 19h10; Quinta (2), Roxy 3, 16h30, 21h30; Sexta (3), São Luiz 3, 14h, 19h.  

MR. TURNER

Timothy Spall interpreta o excêntrico pintor impressionista Joseph Mallord William Turner
(Foto: Divulgação)

No papel do pintor inglês Joseph Mallord William Turner (1775-1851), Timothy Spall (foto) levou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes deste ano. Merecido. O drama biográfico dirigido por Mike Leigh abarca os últimos 25 anos desse personagem excêntrico e indisciplinado. Após a morte do pai, ele optou por uma vida reclusa, só interrompida pelo contato com a sra. Booth (Marion Bailey), proprietária de uma pensão (Mr. Turner, Reino Unido, 2014, 149min). Segunda (29), Roxy 3, 14h, 19h; terça (30), Estação Botafogo 1, 21h15; Quinta (2), Cinépolis Lagoon 5, 19h.

O SAL DA TERRA

Documentário registra e discute a obra de Sebastião Salgador, maior fotógrafo brasileiro
(Foto: Divulgação)

Mais renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado dedica-se há quarenta anos a percorrer o mundo como testemunha de sociedades e paisagens em transformação. No documentário, ele próprio narra o caminho percorrido até aqui, através das histórias por trás de suas fotos mais famosas, como a série produzida em Serra Pelada, nos anos 80. Prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2014. Direção: Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders (Salt of the Earth, França/Itália/Brasil, 2014, 109min). Segunda (29), Estação Ipanema 1, 19h30; terça (30), Cinépolis Lagoon 6, 22h15.

SÉTIMO

Ricardo Darín: suspense do início ao fim
(Foto: Divulgação)

Uma brincadeira ingênua deflagra o suspense de roer as unhas. Sebastían (Ricardo Darín, na foto) é pai de Luna e Luca. Eles moram no 7º andar e sempre apostam quem chegará primeiro ao térreo. As crianças vão pela escada, enquanto o pai desce de elevador. Sebastían  vence todas as vezes, mas um dia as crianças desaparecem dentro do edifício. A partir daí tem início uma busca frenética pelo paradeiro dos meninos. Direção: Patxi Amezcua (Séptimo, Argentina/Espanha, 2013, 88min). Quarta (1º), São Luiz 3, 16h30, 21h30; sexta (3), Roxy 3, 14h, 19h; domingo (5), Cinépolis Lagoon 5, 16h, 21h.

TRÊS CORAÇÕES

Charlotte Gainsbourg, Chiara Mastroianni e Catherine Deneuve encabeçam elenco de drama francês
(Foto: Divulgação)

Encontros, desencontros e uma grande surpresa marcam o drama que reúne no elenco Charlotte Gainsbourg, Chiara Mastroianni e a mãe da segunda, a diva Catherine Deneuve. Marc (Benoît Poelvoorde) conhece Sylvie (Charlotte) após perder o seu trem noturno de volta a Paris. No dia seguinte, antes de retornar para casa, marca um encontro com a moça, mas não aparece na data combinada. Na tentativa de revê-la, acaba conhecendo outra mulher, Sophie (Chiara). Direção: Benoît Jacquot (3 Coeurs, França, 2014, 106min). Quinta (2), Cinépolis Lagoon 5, 16h50.

TRINTA

Trinta: cinebiografia de um dos mais brilhantes carnavalescos brasileiros
(Foto: Divulgação)

Cinebiografia de um dos mais brilhantes carnavalescos que o país conheceu. Joãosinho Trinta (1933-2011) deixou o Maranhão para tentar ser bailarino no Rio, mas revelou-se como um grande inventor de fantasia, oito vezes campeão do Carnaval carioca. Matheus Nachtergaele encarna com vitalidade o comandante de desfiles históricos do Salgueiro e da Beija-Flor. Milhem Cortaz e Paolla Oliveira também estão no elenco. Direção: Paulo Machline (Brasil, 2014, 94min). Quarta (1º), Teatro Municipal, 20h30.

Fonte: VEJA RIO