cinema novo

Darcy Ribeiro homenageia Zelito Viana

A Escola de Cinema exibirá o documentário "Terra dos Índios" em comemoração aos 50 anos da produtora Mapa Filmes, fundada por Viana

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

zelito
(Foto: Divulgação)

Durante a efervescência cultural dos anos 1960, quando o cinema novo usava alegorias e figuras de linguagem para driblar o cerceamento imposto pela ditadura militar, o cineasta Zelito Viana fundou a produtora Mapa Filmes. Ao lado de grandes nomes do cinema brasileiro como Glauber Rocha, Walter Lima Jr., Paulo César Saraceni e Raymundo Wanderley Reis, filmes premiados como Terra em Transe (1966) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), ambos de Glauber Rocha, foram lançados. Em comemoração aos 50 anos da produtora, a série Encontros, da Escola de Cinema Darcy Riberio, exibirá o filme Terra dos Índios (1979), dirigido por Viana, nesta sexta (19). Após o documentário, o diretor participará de um debate sobre cinema ao lado da família, também sócia da produtora. Será a primeira vez que Viana se reúne publicamente a mulher, a produtora Vera de Paula, e os filhos, o ator Marcos Palmeira e a diretora Betse de Paula, para discutir os rumos da sétima arte.

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro fica na fica na Rua da Alfândega n°5, Centro do Rio. A entrada do evento é gratuita e o filme será exibido às 18h30.

Fonte: VEJA RIO