CINEMA

Teste para os nervos

Na fita de terror Chernobyl, a tensa jornada de um grupo de turistas numa cidade fantasma

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪??

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Em 26 de abril de 1986, um erro cometido por dois técnicos provocou na Ucrânia - na época parte da União Soviética - o maior acidente nuclear da história. A tragédia de Chernobyl é até hoje motivo de reportagens e, mais de 25 anos depois, ainda não se tem o número exato de vítimas do episódio. Pegando carona nas consequências da desgraça, o diretor israelense radicado nos Estados Unidos Oren Peli (do primeiro Atividade Paranormal) escreveu e produziu a eletrizante fita de terror Chernobyl.

Embora comandado pelo estreante Bradley Parker, o longa-metragem possui a marca de Peli. Um suspense à flor da pele segue a trajetória de um grupo de turistas. Acompanhado da namorada (Olivia Dudley) e da amiga dela (Devin Kelley), o jovem americano Chris (Jesse McCartney) goza férias pela Europa. Em Kiev, capital da Ucrânia, reencontra o irmão, Paul (Jonathan Sadowski), que propõe à turma um passeio para lá de exótico: conhecer Pripyat, a cidade fantasma pegada à usina nuclear. Evacuado às pressas por cerca de 50?000 moradores, o vilarejo virou um cenário desolador. O quarteto, um jovem casal estrangeiro mais o guia (Dimitri Diatchenko) entram escondidos em Pripyat, andam pelas ruas desertas, invadem edifícios e tiram fotos. Na partida, porém, a van os deixa na mão. Tem início aí uma jornada de desespero e medo.

Exceto pelas locações reais em Pripyat e Chernobyl, o roteiro não apresenta novidades no terreno do horror, e seu desfecho cai na mesmice. Há, porém, um trunfo, que se percebe na parceria do diretor e do produtor em criar um estupendo clima de tensão constante e provocar sustos genuínos. Entre as várias passagens de agonia, sobressaem os momentos no qual o veículo fica cercado por animais irados ? eis um verdadeiro teste de resistência para os nervos.

Chernobyl, de Bradley Parker (Chernobyl Diaries, EUA, 2012, 88min). 14 anos. Estreou em 20/7/2012. Box Cinemas São Gonçalo 2, Cinemark Carioca Shopping 7, Cinemark Downtown 2, Cinépolis Lagoon 2, Espaço Itaú de Cinema 5, Iguatemi 6, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex Tijuca 1, Rio Sul 3, UCI New York City Center 16, UCI Kinoplex NorteShopping 5, Via Parque 1.

Fonte: VEJA RIO