DIVERSÃO

Zona Sul tem exibições gratuitas de filmes nesse fim de semana

Parque Lage e Cine Joia recebem eventos que promovem sessões gratuitas de filmes

- Atualizado em

habi-.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Neste fim de semana os cariocas poderão aproveitar para curtir um cineminha sem doer no bolso com eventos em dois espaços da Zona Sul. Na wsexta (25), a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, promove o Cine Lage, com exibição do filme Dreams that money can buy, a partir das 20h. Além de falar sobre a obra experimental do artista, cineasta e teórico Hans Richter, os curadores da noite - Alexandre Fenerich, Fernando Iazzetta, Lilian Campesato, e Rodolfo Caesar - farão intervenções durante a projeção, com cortes, silêncios e blackouts.

Também na sexta (25), o Cine Joia, em Copacabana, recebe a abertura da I Mostra UFRJ de Cinema Árabe. O evento, que acontece até segunda (28), reúne sete filmes que retratam a produção cultural do mundo árabe, com debates após as sessões. A programação conta ainda com duas mesas redondas, nos dias da abertura e do encerramento da mostra. Confira abaixo a programação:

Sexta (25):

9h - mesa redonda ?Conjuntura política e cultura na Palestina?, com a participação do Professor Saad Chadli, escritor e pesquisador argentino-libanês; a professora Beatriz Bissio, Chefe do Departamento de Ciência Política/Coordenadora do NIEAASA (Núcleo Interdisciplinar de estudos sobre a África, Ásia e as relações Sul-Sul) do IFCS/UFRJ. Antes, o grupo Hátor, de danças árabes, fará uma pequena performance. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

20h - Ok, Basta, Adiós (Longa, ficção, 93 min. De Rania Attieh & Daniel García. Líbano, 2011)

Sábado (26):

18h - Habi, La Extranjera (Longa, ficção, 92 min. De María Florencia Álvarez. Argentina/Brasil, 2013)

20h - The Lebanese Rocket Society (Longa, doc, 95 min. De Joana Hadjithomas & Khalil Joreige. Líbano/França, 2012)

Domingo (27):

18h - Condom Lead (Curta, ficção, 15 min. De Mohammad Hushki. Palestina, 2012)

Hijab- Mulheres De Véu (Documentário, 80 min. de Paulo Halm, Brasil, 2013)

20h - Constantino (Longa, doc, 93 min. De Otavio Cury. Brasil/Síria, 2012)

Segunda (28):

10h - mesa redonda, ?Parcerias entre a produção brasileira e a de países árabes?, com a participação de Eduardo Valente, cineasta e assessor internacional da Ancine, Geraldo Adriano Godoy de Campos (Diretor do Instituto Cultural Árabe - ICÁrabe-SP), Edgardo Alberto Bechara Arcuri (Diretor Executivo da ?Asociación Creciente Cine Fértil? e do ?Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab) e Christian Lionel Mouroux (Diretor Artístico do ?Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

16h - Sob o Véu do Islã (Longa, doc, 74 min. De Luiz Carlos Lucena. Brasil, 2012)

18h - Death For Sale (Longa, ficção, 117 min. De Faouzi Bensaïdi. Bélgica/França/Marrocos, 2011)

20h - Fidaï (Longa, doc, 82 min. De Damien Ounouri. França /China/ Argélia /Alemanha/Kuwait/UK, 2012)

O Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Já o Cine Joia está localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680, Copacabana.

Fonte: VEJA RIO