EXPOSIÇÕES

É tudo verdade

World Press Photo Multimídia 2013 exibe dez trabalhos em vídeo, entre documentários interativos e curtas para a internet

Por: Carolina Barbosa - Atualizado em

World Press Photo Multimídia 2013/divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A cada ano, a fundação sediada na Holanda premia as melhores fotografias publicadas na imprensa mundial e empresta seu nome a uma atraente exposição itinerante que reúne os trabalhos vencedores. De volta ao Rio, a mostra exibe um acervo diferente daquele visto em edições anteriores. Na World Press Photo Multimídia 2013, em cartaz no Oi Futuro Ipanema a partir de domingo (15), só entram vídeos. São dez obras, nove laureadas e uma menção honrosa, escolhidas entre 287 candidatas. A lista inclui produções para internet, além de documentários interativos. Nesses, expostos em totens, o visitante pode, além de ver o filme, navegar por mapas, gráficos, fotos e ilustrações. Uma atração nessa categoria é o campeão Alma, um Conto sobre Violência, dos diretores Miquel Dewever-Plana e Isabelle Fougère. Trata-se da história de Alma, integrante de uma das gangues mais violentas da Cidade da Guatemala, presa várias vezes por assassinatos, roubos e outros atos de brutalidade. Outra fita vencedora é Into the Shadows: eleito o melhor curta para internet, o filme de Pep Bonet registra o movimento migratório de habitantes de países vizinhos rumo à África do Sul, em busca de melhores condições de vida. 16 anos.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, ? General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 3 de novembro. A partir de domingo (15). www.oifuturo.org.br.

Fonte: VEJA RIO