Continua após publicidade

Vladimir Lagrange

Primeira individual na América Latina do fotógrafo leva 65 fotografias em preto e branco à Caixa Cultural

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 13h43 - Publicado em 11 abr 2014, 18h47

Avaliação ✪✪✪

Um dos maiores fotógrafos vivos revelados na antiga União Soviética, este senhor de 74 anos, em atividade há mais de meio século, construiu uma obra carregada de sensibilidade e destituída de conotações ideológicas ? um feito, levando-se em conta a opressão do regime comunista com a qual conviveu em boa parte de sua carreira. Assim Vivíamos, sua primeira individual na América Latina, em cartaz na Caixa Cultural, deixa patente uma atração pelo sujeito comum, distante do cidadão perfeito almejado pela propaganda oficial. Ao longo de 65 fotografias em preto e branco, selecionadas pelo curador Luiz Gustavo Carvalho, aparecem casais dançando, um músico tocando tuba, uma criança encasacada na neve, meninas sob a supervisão de uma professora de balé, agricultores na colheita, operários trabalhando, um garoto fazendo careta. Produzidas entre as décadas de 60 e 90, as imagens são um primor de composição e luz, aparentadas à escola de fotografia humanista francesa, que revelou nomes como Henri Cartier-Bresson (1908-2004), Robert Doisneau (1912-1994) e Sabine Weiss. Em alguns trabalhos, uma pontinha de subversão política transparece de forma poética. É o caso de um registro de 1962, Pombas da Paz, em que jovens felizes caminham pela Praça Vermelha, sob uma enorme revoada de pássaros. Lagrange privilegiou os indivíduos, em vez da multidão. No passeio por retratos de um povo também há espaço para o humor: em uma foto de 1982, um idoso de barba longa pilota um carrinho de brinquedo em um parque de diversões.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ? Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de maio.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.