EXPOSIÇÕES

Pimenta malaguenha

Antonio Banderas assina as fotos da mostra Secretos sobre Negro, na Caixa Cultural

Por: Carlos Henrique Braz - Atualizado em

exposicoes.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Passeio de helicóptero, almoço em Santa Teresa e participação no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, foram alguns dos compromissos do ator Antonio Banderas em recente visita à cidade. Além de trazê-lo ao Rio, o lançamento de The Secret, sua quinta linha de perfumes, o levou ao desafio de traduzir em fotografias o subjetivo conceito da nova fragrância. Espanhol de Málaga, o galã de 50 anos produziu as 22 imagens da mostra Secretos Sobre Negro, que ocupa a Caixa Cultural a partir de terça (7).

Empolgado com o outro lado das câmeras, o astro se prepara para dirigir o terceiro longa, Solo, depois de Loucos do Alabama (1999) e El Camino de los Ingleses (2006). Nas fotos, a intimidade com lentes e enquadramentos somou-se à influência de ícones de seu país na literatura, no cinema e na ópera. Outros elementos foram nitidamente emprestados da pintura barroca de Diego Velázquez (1599-1660), autor de La Venus del Espejo, de 1648, e de telas românticas de Francisco Goya (1746-1828), como a conhecida La Maja Desnuda (1797).

Essa miscelânea de referências resultou num projeto original. Banderas apimentou as cenas para quebrar o óbvio. Nas imagens, modelos são flagrados com expressões de forte dramaticidade, como se vê em Engalanada e El Torero y la Muerte. "As peças são sobre fundo negro, destacando as situações", observa Breno Lira Gomes, coordenador da exposição.

Antonio Banderas. Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-7666, ? Carioca. → Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h. Grátis. Até dia 26. A partir de terça (7). www.caixacultural.com.br.

Fonte: VEJA RIO