Fiscalização

Operação Verão começa nesta segunda-feira

Agentes da Vigilância Sanitária dão início à temporada de inspeções em quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla carioca

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

orla de Copacabana
A Operação visitará estabelecimentos da orla até o fim do verão, em 19 de março de 2015 (Foto: Divulgação)

Com a chegada das temperaturas mais altas, a Vigilância Sanitária municipal inicia nesta segunda-feira (8) a Operação Verão, com inspeção em quiosques, bares, restaurantes e hotéis da orla carioca. Até o último dia do verão, em 19 de março, com o objetivo de garantir a proteção à saúde de moradores e turistas do município, a equipe vai fiscalizar estabelecimentos de praias como Paquetá, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Ramos, Ilha do Governador, Barra, Recreio, Grumari, Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Apesar de ter perfil educativo, com prioridade em orientar os proprietários das empreitadas que comercializam alimentos na orla, não está descartada a hipótese de punir, com infração, multas e até interdição, os locais, dependendo da necessidade. Na vistoria da temporada de 2013, 259 estabelecimentos foram visitados, mas de 50 quilos de alimentos, entre peixes, frutos do mar, sanduíches, frios e laticínios, foram inutilizados. Foram aplicados ainda 56 autos de infração a respeito de condições higiênicas inadequadas e 59 intimações para correções estruturais e regularização de licenciamento sanitário.

A população pode ajudar a fiscalizar  por meio da Central de Atendimento da Prefeitura (1746).

 

 

 

Fonte: VEJA RIO