Viagem

Dez sites para baratear sua viagem

Com a chegada da alta temporada, os preços sobem. Listamos dez endereços online para você pesquisar melhor antes de viajar

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Com a proximidade do verão, começa também a alta temporada de viagens. De dezembro a março, as festas, os feriados e o carnaval favorecem quem deseja mudar os ares e relaxar. Os preços, no entanto, decolam nessa época do ano. Se o destino for badalado, arranjar hotel e passagem por um preço palatável vira missão quase impossível. De olho no filão de viajantes que desejam economizar, multiplicaram-se na internet sites que ajudam a encontrar hotéis e bilhetes aéreos por um preço em conta. Além disso, também contam com seção participativa para comentários. Assim, é possível saber se o hotel é confiável, se os serviços prometidos funcionam e se o preço cobrado é justo.

No site Trip Advisor, o internauta pode pesquisar por voos, restaurantes e hotéis. Os internautas atribuem cotação e comentários nas hospedagens. Segundo o Trip, estão em seu banco de dados 730 000 restaurantes espalhados por 43 000 cidades. Quem deseja encontrar albergues, também conhecidos como hostels, pode procurar por um no Hostelz. O endereço online lista 43 200 estabelecimentos, que também contam com descrição, fotos e comentários. Basta colocar a data desejada que ele faz a procura por faixas de preços. A busca também filtra por locais próximos a aeroportos e com abundância de meios de transporte. Feita a escolha, basta pagar sua reserva com cartão de crédito internacional.

Quem usa redes sociais sabe que elas servem para tudo. Falar com amigos, divulgar links, conferir as notícias do dia. E saber de promoções para viajar também. Pelo microblog Twitter, os endereços @hoteispontocom e @decolar avisam sobre descontos relâmpagos promovidos por empresas aéreas, agências de turismo e hotéis. No Facebook, o site hostels.com anuncia promoções relâmpago e sorteios, como cinco noites de graça em Florença, na Itália. Usuários de IPhone podem ainda apelar para o aplicativo Mala Pronta, que faz reservas e pesquisas preços de destinos do Brasil e do exterior. Outro endereço online, o Hotels Near Me funciona no Android, Blackberry e no iPhone. Já o Currency, apenas para o smartphone da Apple, realiza a conversão de 90 moedas.

Outra ferramenta disponível para viajar barato são os leilões de passagens e pacotes turísticos. A Gol realiza leilões de assentos através do site da Milan Leilões. Eles acontecem todas as terças, entre 0h e 22h. A inscrição é feita através do site da MIlan. Há preços a partir de R$ 100 ida e volta e é possível fazer o trecho Rio-Natal por R$ 150 cada trecho. Não há reembolso no caso de cancelamento.

Veja abaixo uma lista de 10 sites para você se planejar, e boa viagem!

Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br): Passagens, hotéis e restaurantes no Brasil e exterior, com avaliações de internautas.

Hostelz (http://www.hostelz.com/): Seu bando de dados inclui 43 000 albergues, espalhados por 8500 cidades ao redor do mundo. É possível fazer reserva online.

Hotels Near Me (http://www.blumedialab.com/): Aplicativo gratuito para buscar hotéis próximos a sua localização. Funciona em celulares com Android, Blackberry e iPhone.

Mala Pronta (www.malapronta.com.br): Feito para usar no iPhone, faz pesquisa de hotéis no Brasil e no exterior.

Decolar (http://www.decolar.com/ , no Twitter @decolar): Além da pesquisa de passagens e hotéis, divulga promoções relâmpago de bilhetes e pacotes de turismo nas redes sociais.

Milan Leilões (http://www.milanleiloes.com.br/): Leilões de bilhetes da Gol todas as terças, entre 0h e 22h, com até 40 opções de destino. Mas fique atento: não é possível remarcar ou cancelar a passagem.

Currency (www.currencyapp.com): Aplicativo gratuito para iPhone, realiza a conversão para 90 moedas.

Hostels (www.hostels.com): Especializado na busca de albergues, lista os endereços mais baratos em destinos badalados, como Londres, Dublin e Praga. Há também dicas de programas com opções gratuitas, parques e feiras.

Zarpo (http://www.zarpo.com.br): Voltado para opções sofisticadas, oferece hospedagem em hotéis de luxo com descontos. Funciona como um site de compras coletivas: as promoções acontecem em períodos determinados de tempo. Mas é preciso ser convidado por algum usuário para utilizá-lo.

Viajo Bem (www.m.viajobem.com.br): Aplicativo para Android, Blackberry e iPhone, faz busca, além de hotéis, de locadoras para alugar carro.

Fonte: VEJA RIO