COTIDIANO

Vidigal ganha UPP nesta quarta

Comunidade encravada na encosta do morro Dois Irmãos, na Zona Sul carioca, o Vidigal tem cerca de 11 000 moradores. No total, a 19° Unidade de Polícia Pacificadora conta com 538 policiais

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

vidigal.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A comunidade do Vidigal vai receber, nesta quarta (18), a 19° Unidade de Policia Pacificadora da cidade. Serão usados 246 policiais militares para patrulhar a favela, que, segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, possui cerca de 11 200 moradores. O efetivo também ficará responsável pela segurança da favela Chácara do Céu. A sede da unidade policial vai ser instalada em um edifício onde funcionou o Posot de Orientação Social e Urbanística, cedido pela prefeitura. Também na quarta, serão formados 538 policiais, que vão atuar no Complexo do Alemão, ocupado pelas forças de segurança desde novembro de 2009.

A ocupação nas favelas de São Conrado começou no início de novembro de 2011, após uma invasão feita pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Foram expulsos os traficantes da Rocinha e do Vidigal e o bandido mais procurado do estado, o Nem, capturado numa fuga pelas ruas da Zona Sul. A Rocinha, que segue sob ocupação do BOPE, deve ganhar sua própria UPP até março, o que beneficia a comunidade de 70 000 pessoas e os bairros do entorno. As ações para melhorar a segurança ajudaram a recolocar São Conrado, localizado no eixo que liga o Leblon à Barra, entre as regiões mais valorizadas e cobiçadas do Rio.

Fonte: VEJA RIO