Mobilidade urbana

Uber propõe que motoristas do app paguem taxa para rodar

Ideia é que tributo financie melhorias no transporte público

Por: Redação Veja Rio

Uber
Polêmica: app oferece caronas pagas em veículos cadastrados (Foto: Divulgação)

O aplicativo de caronas Uber foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do estado (Alerj) nesta quarta (dia 9). Durante o evento, o representante do serviço Daniel Mangabeira propôs a criação de uma taxa a ser paga pelos motoristas cadastrados no app que financiaria melhorias no transporte público da cidade.

+ Vereadores aprovam projeto que restringe serviço Uber

De acordo com o executivo, uma medida do tipo será adotada em breve na Cidade do México, onde o Uber já é regulamentado. Durante a audiência, o presidente da Associação de Assistência aos Motoristas de Táxi André Vieira e o secretário estadual de transportes Carlos Roberto Osorio foram alguns dos que se manifestaram contra o funcionamento do aplicativo.

+ Uber pede que Paes vete projeto que impede funcionamento do app

No último dia 25, a Câmara Municipal do Rio aprovou o projeto de lei 122/15, que torna o funcionamento do Uber na cidade ilegal. Para entrar em vigor, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito, o que ainda não aconteceu. Em carta divulgada no último dia 31, representantes do app pedem que Eduardo Paes vete a medida.

Fonte: VEJA RIO