COTIDIANO

Site elege Rocinha um dos piores lugares do mundo para visitar. Você concorda?

Hospedado no site Huffington Post, blog Gadling elabora relação com os lugares mais pobres e violentos no mundo e diz que comunidade carioca é playground de traficantes

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

rocinha.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A comunidade da Rocinha entrou em uma lista de 10 piores lugares no mundo para se visitar. A relação de lugares violentos e miseráveis foi elaborada pelo blog Gadling, hospedado no portal americano Huffington Post, e inclui ainda destinos africanos como Mogadíscio, na Somália, assolada pela fome e a guerra civil, e Porto Príncipe, no Haiti, país mais pobre das Américas. Apesar da pacificação da Rocinha, iniciada em novembro de 2011, o blog escrito pelo jornalista Justin Delaney chama o local de playground de Zés Pequenos, em alusão ao traficante do filme "Cidade de Deus", do diretor Fernando Meirelles.

Incluída na rota turística após a ocupação policial, a Rocinha é descrita como favela com vista de tirar o fôlego, mas também um lar para milhares de brasileiros pobres,que vivem espremidos em um morro sem lei.O jornalista também fala sobre o processo de pacificação do Rio, capitaneado pela instalação de UPPs. "País com uma das maiores taxas de assassinatos no mundo, o Brasil tem conseguindo abaixar seus índices de violência para sediar a Olimpíada e a Copa do Mundo", afirma. "Mas, até que o governo restaure o poder, o melhor ficar fora das favelas. A menos que vá acompanhado por um guia local", avisa.

Fonte: VEJA RIO