COTIDIANO

Flamengo e Santa Teresa despontam como destinos concorridos no Carnaval

Bairros têm ocupação de quase 100% para a folia, superior aos hotéis famosos da orla carioca

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Riotur/Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A inflação nos preços cobrados em hotéis cariocas mudou o panorama turístico neste carnaval. Cada vez mais, visitantes procuram hospedagem fora de bairros tradicionais, como Copacabana e Ipanema, por seus preços proibitivos. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, o SindRio. Segundo o levantamento, Flamengo, Santa Teresa e Botafogo estão com 99% de ocupação para o Carnaval. Enquanto isso, Copacabana registra 87% de ocupação média.

A crise econômica que afeta países desenvolvidos contribui para a mudança no perfil dos visitantes. Com o mercado interno aquecido, os turistas brasileiros são responsáveis por 68% das reservas para a folia. Os visitantes nacionais valorizam a ótima localização dos três bairros da Zona Sul, que estão próximos das praias, da Sapucaí, do Centro e tem bom sistema de transporte. Além disso, os preços andam mesmo salgados por aqui.

Confira aqui tudo sobre o Carnaval 2012

Hospedar-se na cidade que vai receber a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 custa, em média 362 reais. Em ranking elaborado em Portugal, o Rio ocupou a sexta colocação entre as cidades mais caras para visitar. Mesmo assim, a expectativa é que os hotéis tenham taxa de ocupação de 83% durante todo o verão. Somente para o Carnaval são esperados 850 000 turistas, que devem deixar na economia do estado 1,1 bilhão de reais.

Fonte: VEJA RIO