MODA

Tricô é tendência: como usar

Consultamos estilistas cariocas e reunimos dicas para você acertar nos looks com tricô, a peça-chave da temporada outono/inverno 2014

Por: Louise Peres - Atualizado em

Quentinho, confortável e estiloso. Com essa trinca de atributos, o resultado não poderia ser outro: o tricô invadiu as coleções de outono/inverno e virou peça indispensável no guarda-roupa das fashionistas nesta temporada. Versátil, ele transita bem do cineminha ao escritório; prático, pode ser levado na bolsa e salvar as prevenidas daquele ventinho cortante de fim de tarde, típico do nosso clima. O diferencial, desta vez, é que ele ganha também ares sofisticados, com bordados, tecidos brilhosos e tramas elaboradas, que o credenciam a fazer bonito inclusive nas produções de noite. "Um bom tricô tem que ter peso. O barato é usar de uma forma mais inusitada, mesclando volume em cima e em baixo", ensina Bianca Anísio, estilista da Krya. Para você aderir à tendência, VEJA RIO consultou estilistas cariocas para preparar um guia com as principais dicas de como acertar no look. Confira abaixo o resultado.

MODELAGENS VARIADAS

caimentos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Mais do que o bom e velho suéter, o tricô aparece em peças e modelos variados, como coletes e casaquinhos fluidos. O resultado é um look despojado e moderno. "Uma ideia bacana é usá-lo com um short jeans surrado ou uma calça jeans skinny e uma boa sapatilha", sugere Clara Lopes, estilista da Taco.

PEGADA ÉTNICA

etnico.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Estampas e padronagens étnicas aparecem também no tricô. "Adoro modelos em forma de kimono, bem abertões, e os com estampas étnicas ou pontos mais abertos, com formas geométricas", aposta Carolina Mazza, estilista da Garimppo.

BOCA ABERTA

flare.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

"Sobreposições ficam lindas com calça flare, dando um tom mais boho na produção", diz Roberta Bruzzy, estilista da Tidsy. Brinque com a variedade enorme de pontos e cores, outro traço forte nas peças desfiladas pelas grifes na temporada.

ACERTE COM OS NEUTROS

neutros.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Tons neutros são sempre um acerto, deixam o tricô uma ainda mais democrática, para diversas ocasiões, tanto para usar de dia como a noite. "Nossa sugestão para combinar é sempre fazer um mix com tecidos mais leves, mistura de tecidos e claro, com o jeans básico também fica incrível. Para complementar looks neutros, acessórios, colares e maxi brincos", indica Thatiana Amorim, diretora de estilo da Dress To.

NA MEDIDA

saia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Combinados às saias de comprimento médio, o resultado é elegante e feminino. "Para deixá-lo mais despojado, abuse de saias fluidas e evasês. Já para produções de trabalho, combine com peças de alfaiataria", ensina Nívea Pires, estilista da Afghan.

COBRE EM CIMA, MOSTRA EMBAIXO

short.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

No clima invernal carioca, as pernas de fora são uma alternativa possível e charmosa. "Para produções mais despojadas, aposte em shortinho jeans com lavagem ou destroyed. Tricôs de fios mesclados e decote V são mais casuais, perfeitos para o dia-a-dia", aposta Carla Guimarães, estilista da Leeloo.

PEÇA ÚNICA

vestido.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em tramas mais pesadas, o tricô segura inclusive um look inteiro, como vestidos. Arremate com uma jaqueta. "O tricô vai com tudo: jeans, couro, malha... você compõe um clássico do inverno carioca, juntando um agasalho às pernas de fora", diz Léo Ferreira, diretor da Redley. "Nessa temporada nossa proposta é mais casual chique, para um visual mais arrumado. Vestidos soltinhos no corpo são perfeitos", diz Renata Joca, da Maria Filó.

EM EQUILÍBRIO

volumes.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Como em toda produção, equilíbrio é a palavra chave. "Com calças o ideal é que a parte de baixo seja sequinha, caso o tricot tenha volume", diz Carla Mendes, proprietária e estilista da Zerozen. Para looks de trabalho, aposte em cores sóbrias e pontos mais fechados. "Deixe tons fortes e mistura de texturas na mesma peça para looks mais casuais", recomenda Vania Almeida, sócia e coordenadora de estilo da Agilità. Uma maneira de equilibrar o look com personalidade é brincar com contrastes. "No inverno, quando as peças em tricô são mais trabalhadas e coloridas, ficam lindas misturadas a estampas ou peças que tenham cor ou textura", pontua Telma Azevedo, estilista do Cantão. "Amo com calca de sarja ou com um short mais despojado", completa Priscila Barcelos, estilista da Eva.

Fonte: VEJA RIO