EXPOSIÇÕES

Toz

Grafiteiro apresenta a mostra individual Metamorfose no Centro de Arte Hélio Oiticica

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

AVALIAÇÃO ✪✪✪

felipe fittipaldi
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos mais atuantes nomes da arte urbana no Rio, o grafiteiro vem conquistando espaço (e mercado) no circuito de galerias. Em cartaz no Centro de Arte Hélio Oiticica, a alentada individual Metamorfose oferece novas dimensões a seu traço característico. Os dois primeiros ambientes são dedicados a Insônia, tipo de olhos brilhantes inventado por Toz. Para começar, o visitante entra em um convidativo quarto mobiliado ? há uma cama, prateleiras para livros, aparador, espelho, criado-mudo e até oratório. Iluminado por luz negra e com olhos fluorescentes por toda parte, o lugar sugere de maneira fantasmagórica a presença da criatura. O personagem também domina o segundo cenário, semelhante a uma floresta escura e onírica. A terceira e última instalação é mais esfuziante: nela, o foco recai sobre o colorido Vendedor de Alegrias, outra figura concebida pelo artista, com sua cabeça cheia de bolas que, aqui, se espalham pelo chão. Por fim, uma sala exibe catorze telas nas quais se explica o nome da mostra: Insônia e Vendedor de Alegrias são representados como momentos de uma mesma metamorfose.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 8 de maio.

Celebridades: Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Marcelo D2 são alguns dos modelos de fotografias de Fernando Young, com intervenções de Toz, também em exibição

Fonte: VEJA RIO