COTIDIANO

Donald Trump investe na zona portuária

Magnata norte-americano negocia a compra de um terreno de 32 000 metros quadrados que terá seis torres de escritórios e lojas até os Jogos Olímpicos de 2016

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Dono de prédios famosos em Nova Iorque como a Trump Tower e o Trump Place, autor de livros sobre a arte de se fazer dinheiro e também conhecido por apresentar o reality show O Aprendiz nos Estados Unidos, o magnata Donald Trump, que também é dono das concessões dos concursos de beleza Miss Universo, Miss EUA e Miss Teen EUA, decidiu voltar suas atenções para o Rio de Janeiro. Aos 66 anos, o empresário que chegou a ser cogitado para se candidatar à presidência americana vai construir um megaempreendimento na zona portuária carioca.

Em sociedade com investidores búlgaros da MRP International e com a Even Construtora Incorporadora, de São Paulo, as Organizações Trump negociam erguer seis torres comerciais, com 50 andares cada, em um terreno de 32 000 metros quadrados (pouco mais de três quarteirões) que pertence à Companhia Docas do Rio de Janeiro. O local fica próximo à Rodoviária Novo Rio, entre a Avenida Francisco Bicalho e a Rua General Luiz Mendes de Morais. As negociações começaram em 2010, mas a venda do lote com fundo gerido pela Caixa Econômica Federal, que detém os direitos sobre os terrenos e títulos imobiliários da área, ainda não aconteceu e pode ser um fator complicador para o avanço do projeto.

Ainda assim, a construção sustentável batizada de Trump Towers Rio está prevista para sair do papel até os Jogos Olímpicos de 2016. Os investidores estimam arrecadar até 5 bilhões de reais com a venda dos escritórios. Em dezembro de 2011, durante um encontro com o governador Sérgio Cabral em Nova York, Trump manifestou ainda interesse em construir um campo de golfe no Rio.

Fonte: VEJA RIO