DIVERSÃO

Teatro João Caetano comemora 200 anos com programação gratuita

Dança, música e exposição compõem a agenda em comemoração ao aniversário do teatro neste fim de semana

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

no-3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Casa de espetáculos mais antiga do Rio, o Teatro João Caetano completa 200 anos no próximo sábado (12). Para celebrar o bicentenário, a casa oferecerá uma programação especial e gratuita durante todo o fim de semana. As atrações incluem apresentações do espetáculo Nó, da prestigiada Companhia de Dança Deborah Colker.

Ao longo dos dois dias também haverá apresentações de música, com o grupo Chorando Baixinho, a Orquestra de Música Popular, a Orquestra Sinfônica e o Coro de Câmara, todos formados por alunos da Escola de Música Villa-Lobos, além da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. A celebração inclui, ainda, uma exposição de documentos antigos sobre a história do teatro, que serão mostrados ao público pela primeira vez, e o lançamento de uma medalha comemorativa, criada pela Casa da Moeda, a ser entregue ao ator e diretor Rogério Fróes, que a receberá em nome de toda a classe artística.

Fundado em 1813, por Dom João VI, com o nome de Real Theatro de São João, o espaço foi cenário de importantes acontecimentos históricos do país, como a assinatura da primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824, com a presença do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina. Além disso, o teatro tem expostos no foyer, no segundo andar, os dois primeiros painéis modernistas da América Latina, pintados por Di Cavalcanti.

Veja a programação completa do bicentenário do Teatro João Caetano:

Sábado (12):

14h - Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro).

15h - Apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Local: Largo Albino Pinheiro.

15h - Início da distribuição de ingressos, na bilheteria do Teatro João Caetano, para o espetáculo Nó, da Cia Deborah Colker, que fará sessão gratuita às 18h. Obs: Cada pessoa poderá pegar no máximo dois (2) ingressos por pessoa.

16h - Lançamento da Medalha Comemorativa, criada pela Casa da Moeda, e abertura de exposição sobre os 200 anos do Teatro João Caetano. Local: no Foyer do teatro, que fica no 2º andar. Obs: Cerimônia apenas para convidados.

16:30h - Apresentação do Chorando Baixinho (grupo de choro da Escola de Música Villa-Lobos), que recepcionará o público que assistirá ao espetáculo Nó. Local: Largo Albino Pinheiro.

18h - Sessão gratuita do espetáculo Nó (Cia Deborah Colker) - Local: Sala de espetáculos do teatro.

19:30h - Apresentação da Orquestra de Música Popular da Escola de Música Villa-Lobos. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro).

Domingo (13):

8h - Início da distribuição de ingressos, na bilheteria do Teatro João Caetano, para o espetáculo Nó, da Cia Deborah Colker, que fará sessão gratuita às 11h. Obs: Cada pessoa poderá pegar no máximo dois (2) ingressos por pessoa.

9h - Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Local: Largo Albino Pinheiro (rua lateral ao teatro)

11h - Sessão gratuita do espetáculo Nó (Cia Deborah Colker). Local: Sala de espetáculos do teatro.

Fonte: VEJA RIO