RECEITA

Sushi de tentáculos de lula

- Atualizado em

Ingredientes (arroz):

- 500g de arroz japonês

- 600 ml d?água

- 80 ml de vinagre de arroz

- 60g de açúcar

- 15g de sal

- 1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

Modo de preparo:

Lave e escorra o arroz quatro vezes. Deixe descansar por 15 minutos. Coloque na panela o arroz e a água fria, tampe e leve para cozinhar. Deixe em fogo alto até a água ferver. Em seguida, deixe em fogo bem baixo até a água secar. Por fim, o arroz deve descansar por mais 10 minutos, ainda na panela tampada.

Junte o vinagre, o açúcar, o sal e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Em seguida, despeje este tempero (shari su) sobre o arroz e misture com a espátula. Faça movimentos de forma que o utensílio "corte" o arroz, liberando o amido necessário para dar liga.

Ingredientes (bolinhos de arroz):

- 10 ml de vinagre de arroz

- 250 ml d?água

- 300g de arroz cozido

- 2 lulas médias

- Wasabi (raiz-forte) a gosto

- Molho tarê a gosto

Modo de preparo:

Misture a água e o vinagre em uma tigela e molhe as mãos na mistura para evitar que o arroz grude nos dedos. Pegue 50g de arroz para formar cada bolinho de forma alongada (nigiri), modelando com as mãos. Reserve em local fresco, porém não refrigerado.

Limpe a lula, separando os tentáculos. Coloque água para ferver e, quando entrar em ebulição, despeje os tentáculos. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos e, em seguida, escorra. Passe um pouco de wasabi nos tentáculos, para que possam grudar melhor no arroz, e coloque-os em cima dos bolinhos. Finalize com molho tarê, agridoce, a gosto.

Fonte: VEJA RIO