DIVERSÃO

Novidade nos mares cariocas

Prancha de stand up paddle inflável garante praticidade aos praticantes do surfe com remo

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

supflex-onda.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Novidade nas praias da cidade há alguns verões atrás, o stand up paddle já virou parte da rotina dos cariocas. Se antes era inusitado ver seus praticantes passeando com remos pelas praias cariocas, hoje o número de adeptos cresceu e o esporte já experimenta uma nova fase, que busca inovações na forma de praticá-lo. Esta evolução vem ocorrendo com o tempo e é impulsionada pela criatividade dos praticantes e empresários do ramo. Nessa onda, surgiram novas modalidades - como o skate paddle e a Ioga SUP, já mostrados aqui na VEJA RIO - e ganham espaço na cidade variações para o tradicional pranchão de fibra de carbono geralmente utilizado para a prática do esporte.

Veja também: A evolução do stand up paddle - dicas de pranchas e lugares para remar

Apesar da imediata aceitação e do rápido crescimento que o stand up paddle vivenciou quando chegou ao Rio, um dos empecilhos enfrentados pelas pessoas que querem aderir ao esporte é o tamanho dos equipamentos - uma prancha de SUP costuma ter mais de três metros de comprimento. Pensando em uma forma de oferecer mais praticidade e facilitar a vida dos esportistas amadores, os empresários capixabas Hudson Chamon e Diogo Roberte desenvolveram, em 2011, um modelo de prancha que, junto com os remos, cabe no espaço de uma mochila. O segredo deste milagre é uma prancha inflável que foi batizada de Supflex. "Apesar de ser um esporte democrático, que pode ser praticado sem restrições por diferentes tipos de pessoa, nós percebemos que a principal desvantagem para os atletas era o transporte dos equipamentos, então desenvolvemos uma solução prática para que as pessoas pudessem aproveitar o SUP ainda mais", explica Hudson Chamon.

A prancha é vendida em um kit composto por uma mochila para viagem, a bomba manual de inflar e um remo de alumínio tripartido. Há ainda quilhas removíveis e um deck antiderrapante, para que o surfista possa caminhar em cima da prancha e posicionar seus pés da forma que achar mais confortável. "A prancha não deixa nada a desejar em relação aos modelos tradicionais e ainda é muito mais fácil de transportar", avalia o empresário Antonio Moreira, que comprou o modelo inflável há seis meses e costuma usá-lo em seus passeios de barco em Angra dos Reis, no litoral sul do estado. "Como meu barco é pequeno, eu só encho a prancha na hora que vou descer para dar uma remada. Minha filha também adora", comenta.

Apesar de a empresa ficar localizada em Vitória, no Espírito Santo, Hudson explica que o Rio de Janeiro é a principal praça de comercialização do modelo. "Vendemos mais para cidades como o Rio, que são centros urbanos, porque nelas os atletas têm mais dificuldade para guardar as pranchas. Muitas vezes têm que alugar um espaço para deixá-las e é um gasto a mais." Hoje o produto já pode ser encontrado em diversos pontos do Rio. Se você também tem vontade de começar a praticar o stand up paddle, mas não tinha onde guardar os equipamentos, veja abaixo sugestões de modelos e locais onde adquirir uma prancha inflável. Boas remadas!

As pranchas infláveis

supflex-10.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Prancha 10 pés - R$ 3.590

Prancha inflável em material PVC e fibras de nylon. Acompanha remo de alumínio ajustável, bomba para inflar com manômetro, mochila para transporte e quilhas.

Comprimento: 10? (304 cm)

Largura: 30" (76 cm)

Espessura: 4" (10 cm)

Peso máximo suportado: 100 kg

supflex-11.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Prancha 11 pés - R$ 3.790,00

Prancha inflável em material PVC e fibras de nylon. Acompanha remo de alumínio ajustável, bomba para inflar com manômetro, mochila para transporte e quilhas.

Comprimento: 11' (334 cm)

Largura: 30'' (76 cm)

Espessura: 4'' (10 cm);

Peso máximo suportado: 110 kg

Onde comprar

2 Surf: Avenida das Américas, 7607, Barra da Tijuca. Tel: 2438-9025. WQSurf: Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca. Tel: 2431-2553. Starpoint - Barra Shopping: Avenida das Américas, 4666, loja 114H, Barra da Tijuca. Tel: 2431-9109.

Starpoint - Norte Shopping: Avenida Dom Helder Câmara, 5332, loja 3602, G2, Pilares. Tel: 2593-3883. Cyclone - Barra Shopping: Avenida das Américas, 4666, loja 115G, 1º piso, Barra da Tijuca. Invicta Board Shop: Rua Francisco Otaviano, 67, Galeria River, Arpoador. Tel: 2523-0499. Regatta: Avenida Infante D. Henrique, s/n, Marina da Glória, loja 17/18, Glória. Tel: 3371-1071.

Veja abaixo um vídeo institucional que mostra a prancha inflável:

Supflex from Roberto Seba on Vimeo.

Fonte: VEJA RIO