COTIDIANO

Simpatias de Ano Novo

Listamos 14 simpatias que prometem trazer amor, dinheiro, saúde e paz no ano de 2014

Por: Daniela Pessoa e Thais Meinicke - Atualizado em

Reprodução
(Foto: Redação Veja rio)

O dia 31 é o momento em que as pessoas avaliam como foi o ano que acabou e o que esperam do novo ciclo que está começando. Na noite de Réveillon, muito fazem promessas para os meses seguintes, fazem pedidos e espantam as energias ruins para começar o novo ano de forma renovada. Para dar uma forcinha ao destino, muita gente pela para alguns rituais da crença popular que garantem trazer paz, dinheiro, amor, saúde e outros benefícios. Baseadas em religiões, crenças populares, lendas e costumes de diferentes povos, as simpatias de fim de ano já viraram parte da nossa cultura. Se funcionam ou não, as opiniões são variadas, mas a verdade é que não custa nada fazer uma fezinha para atrair boas energias para 2014. Veja abaixo uma seleção de catorze simpatias para a virada do ano, faça seus votos e escolha a sua!

Moedas

Os romanos acreditavam que desejar prosperidade para alguém faria com que a pessoa que a desejou também a recebesse, em dobro. Para isso, segure uma moeda de um real na mão direita durante toda a noite de Réveillon. Sempre que for cumprimentar alguém, ao sentir a pressão da moeda entre as duas mãos, mentalize que a moeda está se multiplicando e trazendo sorte e prosperidade para você e a outra pessoa.

Lentilhas

Saborear lentilhas no Réveillon atrai riqueza, já que o grão, quando cozido, aumenta de tamanho, o que significa fartura segundo a tradição grega.

simpatias4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Romã

Por causa da grande quantidade de sementes, a fruta é historicamente associada à fecundidade, à riqueza e também à paixão. Segundo a mitologia greco-romana, Perséfane, quando come a romã, se torna prisioneira do amor. Para os judeus, o fruto é símbolo de realizações. Portanto, se o objetivo for atrair dinheiro, coma uma romã em sete pedaços e guarde as sementes dentro da carteira durante o ano todo. Outro ritual é segurar três sementes da fruta nos dentes, quando der meia-noite, e pedir dinheiro para o ano seguinte.

Frutas secas

Para os romanos, cada tipo de fruto seco é imbuído de significado: as nozes estão relacionadas à prosperidade, a avelã à fartura de alimentos e as amêndoas à proteção dos efeitos do álcool.

Uvas

A fruta é associada à fartura. Quando imigraram para o Brasil, os vinicultores italianos e portugueses trouxeram o costume de guardar sementes da fruta para atrair a prosperidade. Comer doze uvas na virada (uma para cada mês) e guardar seus caroços resultaria em um ano repleto de riquezas.

Carnes e aves

Na ceia da virada, a tradição popular manda evitar o consumo de aves como galinha e peru, pois elas ciscam para trás, o que indicaria regresso e atraso de vida. Caranguejo também é vetado pelo mesmo motivo (o animal anda para trás). Porco ou leitão são os mais indicados para a data. Como fuçam e empurram a terra para frente, são relacionados à prosperidade. Peixe é outra opção, uma vez que nada para frente.

Vinho e champanhe

Por serem feitos a partir da uva, que, segundo a crença, atrai sorte e prosperidade, as duas bebidas não podem faltar na ceia de Ano Novo. Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue toda a bebida para trás. Dessa forma, reza a lenda que tudo o que for ruim fica no passado. Quanto ao brinde, ele deve ser feito em taças de cristal, que purificam as energias.

Girassol

Segundo a pranaterapia, terapia criada a partir elementos da medicina chinesa para limpar e energizar os chakras do corpo físico, mental, emocional e do ambiente, decorar o ambiente com uma imagem ou a própria flor de girassol atrai energias de prosperidade e riqueza.

girassol-flor-7909.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Roupa branca

Trata-se de uma tradição das tribos africanas que vieram para o Brasil durante o período da escravidão. Segundo elas, o branco tem o significado de paz e purificação. Na África, os devotos de Iemanjá também vestem a cor para homenagear a deusa com oferendas na virada do ano.

Cores

Amarelo e dourado (associados ao sol, o astro soberano) atraem dinheiro; branco a paz; vermelho o amor; rosa a paixão; verde a saúde; violeta a elevação espiritual, e o azul, cor que remete ao céu e sugere espiritualidade, atrai a esperança. De acordo com a cromobiologia, estudo do significado das cores na vida humana, essa simbologia tem uma base biológica. Afinal, uma vez captadas pelos olhos, as cores transmitem ao cérebro impulsos e reações que são refletidas de diversas maneiras.

Banho de sal grosso

Várias culturas atribuem ao sal o poder de purificar os ambientes, de trazer alegria e gosto à vida. Nas casas da Nigéria, maior nação africana, nas cidadelas interioranas da França e em diferentes cantos do Brasil, o sal é usado para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo das energias ruins. No candomblé, a religião trazida para o Brasil pelos escravos negros da região ocidental da África, o sal tem importância fundamental. Na língua iorubá, é designado pela palavra iyo, que também significa alegria. Os banhos de água salgada com ervas são comuns no continente para renovar as energias.

Flores para Iemanjá

A rainha dos mares é uma divindade da umbanda e do candomblé que sempre foi homenageada, em terras africanas, com oferendas na passagem do ano. Presentear a orixá com flores, velas, perfumes, sabonetes e bebida significa atrair a sorte, uma vez que a deusa arrastaria todos os problemas para o fundo do mar, devolvendo através das ondas a esperança de um futuro melhor.

Pular sete ondas

Os gregos acreditavam ser possível "recarregar as baterias" através do mar, fonte da vida, mas a simpatia vem de uma tradição africana ligada à umbanda e ao candomblé. O sete é considerado espiritual (são sete dias da semana e sete chacras). Pular este número de ondas ajudaria a invocar os poderes de Iemanjá, que purifica o espírito e dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.

Água e sal

De acordo com as práticas da pranaterapia, colocar um pote com água e sal na casa elimina as energias negativas do ambiente para começar o novo ano de forma renovada. Ele deve permanecer na casa durante todo o ano, de forma que, quando visitas indesejadas e repletas de energia negativa aparecerem, estas sejam bloqueadas e não se misturem pelo ambiente.

Fonte: VEJA RIO