Histórias Cariocas

Shopping reproduz em tela imagens do Rio Antigo

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins

Obra
(Foto: Zee Nunes/Divulgação)

Selfie na tela

Ela é modelo profissional e, claro, está perfeita na foto. Mas pode ser você, qualquer pessoa, posando à frente desse mesmo cenário a partir desta quar­ta-feira (15), no lançamento das coleções de inverno do Shopping Leblon. Reproduziram-se em telas seis obras enfocando o Rio de antigamente, em exposição na praça principal, no 1º piso. O quadro acima, sem título, é do alemão Karl Ernst Papf. Vê-se como era a Lagoa Rodrigo de Freitas em 1896, a partir da Vista Chinesa (no detalhe, a imagem original). As pinturas, da coleção Fadel (de Sérgio e Hecilda), trazem ainda o traço de Eduard Hildebrandt, Henri Nicolas Vinet, Friedrich Hagedorn e Raymond Quinsac Monvoisin. A manequim da campanha oficial é Marcelia Freesz, 24 anos.

O arquipélago virou mala

mala
(Foto: Luiz Philipe/Divulgação)

O encerramento seria nesta semana, mas, devido ao sucesso, foi prorrogada até 20 de maio a mostra do mineiro Luiz Philippe Carneiro de Mendonça na Galeria Marcia Barrozo do Amaral, em Copacabana. Desta vez utilizando-se de azulejos em Malas Prontas, o artista plástico presta sua homenagem ao Rio ao decorar suas bolsas e maletas com imagens de lugares emblemáticos da cidade, como as Ilhas Cagarras, em Ipanema, que aparecem “vestidas de mala”, com uma alcinha para segurar.

Check-up com bolinho

Comida
(Foto: Divulgação)

Uma receita vinda do século XVIII, característica da região de Bordeaux, na França, passou neste mês a integrar o cardápio da clínica de check-up Med Rio (em suas sedes de Botafogo e da Barra), especializada em medicina preventiva. Trata-se do canelé, espécie de bolo caramelizado, douradinho por fora e bem macio por dentro, com assinatura do chef Roland Villard, do prestigiado Le Pré Catelan, restaurante do Hotel Sofitel, em Copacabana. O doce passa a ser oferecido aos pacientes no lanchinho da tarde, ao lado dos tradicionais sanduíches, tortas e frutas.

Alto teor de sensualidade

Garrafa
(Foto: Divulgação)

O canal Sexy Hot, da Globosat, festeja sua maioridade lançando uma cerveja (em lote pequeno), e olha que fofo é o rótulo das comemorações de dezoito anos, brincando com os símbolos do macho e da fêmea. Trata-se de um trabalho da Verve, cervejaria artesanal cujos sócios também são donos do bar Caverna, em Botafogo. E tem mais bossas nessa história: a bebida foi desenvolvida com exatamente 6,9% de teor alcoólico (sacaram a piadinha com os números?), misturando características das marcas Witbier, belga, e IPA, americana.

Acrobacias infantis e intrépidas

Espetáculo
(Foto: Rodrigo Buás/Divulgação)

Ampliar as habilidades motoras de crianças e adolescentes é o objetivo maior do projeto A Cobra na Bacia, da Intrépida Trupe. Para isso, são usados o espírito lúdico e o imaginário que envolvem as práticas circenses, além de acrobacias e até alguns voos, como este da foto. O grupo carioca, pioneiro na união de dança, música e teatro, é referência no que diz respeito a circo contemporâneo no Brasil. Ainda há vagas para a próxima edição do curso, que vai de abril a julho, realizado na Fundição Progresso, na Lapa. Boa parte das vagas são gratuitas, destinadas a meninos e meninas que estejam estudando na rede pública de ensino. Para o restante, a mensalidade é de 230 reais, com aulas duas vezes por semana.

 

Fonte: VEJA RIO