Continua após publicidade

Ruas de grife

Conheca a origem do nome das dez vias mais valorizadas no Rio

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 jun 2017, 14h56 - Publicado em 1 jul 2011, 19h48

Com o Rio na moda, os valores de imóveis explodiram na cidade. Em certos bairros, como Leblon e Ipanema, os preços subiram 380% desde 2006 e rivalizam com cidades como Nova York e Paris. Algumas ruas são ainda mais disputadas – as chamadas ruas de grife. Com as melhores vistas e ofertas de serviços a sua volta, elas têm o metro quadrado até 53,1% mais elevado do que as vias próximas, segundo informações do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Sindicato da Habitação, o SECOVI Rio. A orla, é claro, lidera a lista do metro quadrado mais elevado. Conheça a seguir a origem do nome de algumas das ruas mais caras do Rio.

1 – Avenida Delfim Moreira (Leblon)

Delfim Moreira da Costa Ribeiro foi advogado e se elegeu vice-presidente da República em 1918, na chapa com Rodrigues Alves. Com a morte de Rodrigues, vítima da gripe espanhola, foi empossado presidente interino e governou o Brasil de 1918 a 1919.

2 – Avenida Vieira Souto (Ipanema)

Engenheiro que ajudou na urbanização do bairro de Ipanema, no início do século XX, Luiz Rafael Vieira Souto viveu entre 1849 e 1922. Também participou da modernização do Cais do Porto.

Continua após a publicidade

3– Avenida Epitácio Pessoa (Lagoa)

Paraibano, Epitácio Pessoa governou o Brasil entre 1919 e 1922. Sua gestão foi marcada pelo aumento do custo de vida, rebeliões militares e agitação social, assim como a chegada de ideias comunistas e anarquistas ao país.

4 – Rua Rita Ludolf (Leblon)

Mulher do engenheiro José Ludolf, que trabalhou na Empresa Industrial Leblon, no início do século XX. A empresa foi responsável pela urbanização de várias ruas do bairro.

Continua após a publicidade

5 – Rua Rainha Guilhermina (Leblon)

Guilhermina Helena Paulina Maria de Orange foi rainha dos Países Baixos entre 1890 e 1948. Ela ascendeu ao trono com apenas 10 anos e seu gosto por negócios fez com que acumulasse uma riqueza de cerca de US$ 1 bilhão.

6 – Rua Nascimento Silva (Ipanema)

Engenheiro da prefeitura, Carlos Augusto Nascimento Silva foi diretor da Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico. A empresa era responsável pelas linhas de bonde na região. Inicialmente, os carros eram puxados por animais, sendo substituídos mais tarde por modelos elétricos.

Continua após a publicidade

7 – Rua Garcia D?Ávila (Ipanema)

Garcia de Sousa d’Ávila foi filho do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza. Ele fundou a maior sesmaria das Américas, a Casa da Torre, localizada no litoral da Bahia.

ruas2.jpg
ruas2.jpg ()

8– Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba)

Continua após a publicidade

Um dos arquitetos brasileiros mais conhecidos no mundo, Lúcio Costa foi responsável pela elaboração do traçado de Brasília ao lado de Oscar Niemeyer. Também desenhou o Plano Diretor da Barra em 1969, que definiu a ocupação do bairro nas décadas seguintes.

ruas3.jpg
ruas3.jpg ()

9– Avenida Joao Luiz Alves (Urca)

O político e jurista João Luiz Alves empresta seu nome à rua mais desejada da Urca. Foi ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Morreu em 1925.

Continua após a publicidade

10 – Avenida Rui Barbosa (Flamengo)

Intelectual influente no século XIX, participou da campanha pela abolição da escravatura e da fundação da República. Rui Barbosa também participou da elaboração da constituição da Primeira República. Foi Ministro da Fazenda, jornalista e advogado.

ruas4.jpg
ruas4.jpg ()

Fontes: Secovi Rio; Histórias das Ruas do Rio, de Brasil Gerson; Nomes que Marcam o Rio, de Carlos Alberto de Lima

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.