COTIDIANO

Meu nome é James Bond

Os cinquenta anos de O Satânico Dr. No, primeiro longa sobre o espião 007, inspiram um roteiro inglês no Rio, com direito ao tradicional prato de fish and chips e saborosos martinis

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

Fernanda Frazão
(Foto: Redação Veja rio)

Criado em 1953 pelo escritor Ian Fleming, a saga do espião inglês James Bond desembarcou nas telas do cinema há exatos 50 anos. No papel principal do filme O Satânico Dr No, o ator Sean Connery entrou para a história da indústria cinematográfica como a mais perfeita tradução do personagem. Desde então, 24 longa-metragens arrastaram multidões de espectadores em busca das aventuras mirabolantes e conquistas amorosas de 007, sendo que a próxima saga, Skyfall, será lançada ainda este ano com Daniel Craig pela terceira vez na pele do espião. Inspirado pelo dia de James Bond, comemorado no dia 5 de outubro, selecionamos um roteiro com atrações inglesas no Rio. Confira abaixo nossas dicas.

Comer um prato de fish and chips. Combinação popular nas ilhas britânicas, o peixe e as batatas são primorosamente preparados no bar Doiz, em Botafogo. Trata-se de uma das criações do chef Fábio Battistella com maior saída e um dos motivos para o sabor especial está na preparação com maionese caseira de aceto balsâmico. Para beber, aposte no apple martini ou na caipisaquê de morango.

Onde: Doiz. Rua Capitão Salomão, 55, Humaitá, tel. 2179-6620.

Degustar um dry martini. Drinque preferido de James Bond, tem seleção variada servida pelo bar Astor, incluindo o Vesper Lin. Trata-se de uma bebida ensinada a 007 por um barman no livro Cassino Royale, preparado com gim, vodca, vermute seco e limões sicilianos (saiba aqui como preparar essa e outras receitas de martini).

Onde: Astor. Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema, tel. 2523-0085.

maritni.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Jogar squash. Criado nos anos 30 por presidiários da Inglaterra, o esporte que utiliza raquetes e uma bola de borracha é fácil e ótima opção de diversão. Por aqui, pode ser praticado no Rio Squash Club, no bairro da Glória. Custa R$ 40,00 por pessoa o período de 1 hora, funcionando de segunda à sexta, das 7h às 17, e das 21h às 23h. Sábado e feriados, das 9h às 21h, e domingos, das 10h às 16h.

Onde: Rua Cândido Mendes, 581, tel. 3442-0581.

Comer uma, duas, três...cupcakes. Poucos sabem, mas o popular e colorido docinho americano nasceu, na verdade, no Reino Unido. No Cups & Co, a versão de brownie é aquecida e chega com a cobertura derretendo. No total, há 18 variedades de sabor, com sugestões salgadas, como a de queijo e presunto, e a diet, de maracujá ou cacau. Para acompanhar, peça um capuccino.

Onde: Cups & Co. Rua Almirante Pereira Guimarães, 72 C, Leblon, tel. 3264-3282.

Aquecer a tarde com um chá. Se o inverno insiste em ficar por mais um tempo, aqueça sua tarde com a bebida preferida dos ingleses. Na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana, o chá chega à mesa acompanhado por leite, mel, manteiga, geleias, minibrioches, presunto, queijo prato, torradas, cereais, iogurte, suco, doce, bolo, casadinhos e minisanduíches. Outra opção famosa é a Casa Julieta de Serpa. por lá, o chá pode ser degustado junto a uma farta seleção de pães, frios, bolo, doces e chocolate quente.

Onde: Confeitaria Colombo. Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Forte de Copacabana, 3201-4049. Entrada no Forte: R$ 4,00. Rua Gonçalves Dias, 32, Centro, 2505-1500.

Praia do Flamengo, 340, Flamengo, 2551-1278. É necessário fazer reserva.

Fernando Lemos
(Foto: Redação Veja rio)

Beber chope britânico. Menos famosos do que os produzidos na Alemanha, Bélgica e Irlanda, as cervejas inglesas também tem seu charme. Um exemplo é a London Pride, típica nos pubs da terra da rainha. Pode ser encontrada no Beerjack Hideout, que ostenta mais de 200 rótulos em suas prateleiras.

Onde: Beerjack Hideout. Rua Martins Ferreira, 71, Botafogo, tel. 2226-0267.

Fonte: VEJA RIO