RECEITA

Risoto de três cogumelos

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Receita da chef Elen Casagrande, do Bistrô Escola do Pão.

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

350g de Arborio

80g de Manteiga

100ml de Creme de leite

1 Cebola

1 litro de Caldo de legumes ou de carne

60g de Queijo parmesão

200ml de Vinho branco seco

150g de Cogumelos frescos de sua preferencia

Raspas de siciliano

Cebolete e salsa bem picadinha a gosto

Modo de preparo: Aqueça o azeite, coloque a cebola e os cogumelos ja lavados secos e picados para refogar. Coloque o arroz e refogue rapidamente com uma pitadinha de sal. Acrescente o vinho e deixe reduzir um pouco. Acrescente aos poucos o caldo, utilizando uma concha para facilitar, sem que esta cubra todo o arroz. Mexa sempre para não grudar no fundo. Quando estiver aldente, acrescente o creme de leite em seguida o queijo. Por último acrescente a manteiga envolvendo todo o risoto, e para finalizar acrescente as lascas queijo parmesão ou grana-padano ralado na hora, as raspas de siciliano a cebolete e a salsa e sirva imediatamente em prato mais fundo, pré aquecido no forno para mater o calor do Risoto.

Dicas da chef Elen Casagrande

Este é um risoto de base, pode ser usado para fazer o sabor de sua preferencia, alho-poró, aspargus, camarão, Brie com figos e rúcula, pera com Gorgonzola, Bacalhau, um bom Grana Padano, Pinole, solte sua imaginação e faça desta receita sua marca.

Arroz para Risotos

Carnaroli

É um híbrido com mais amido, favorito dos italianos. O grão demora mais para cozinhar, mas mantém melhor o cozimento al dente e o resultado é mais cremoso.

Arbório

É o tipo mais comum, por isso, o mais barato. Os grãos são grandes e de um branco mais perolado.

Vialone Nano

Grão menor, arredondado. Alguns o consideram melhor porque cozinha por igual. Bom para risotos delicados, com ingredientes miúdos ou frutos do mar.

Dica: não lave o arroz! O amido que está impregnado na casca é o responsável por engrossar o caldo do risoto durante o preparo.

Bistrô da Escola do Pão: Rua General Garzon, 10, Lagoa. Tel. 2294-0027 / 3205-7275. Terça a sábado, das 17h à meia noite. Domingo, de 13h30 às 15h. escoladopao.com.br

Fonte: VEJA RIO