Desafogando o trânsito

Rio terá dois dias de feriado nas Olimpíadas

Medida faz parte de um pacote de soluções que prometem flexibilizar a operação logística da cidade durante os Jogos

Por: Cibele Reschke - Atualizado em

engarrafamento.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Os cariocas terão dois feriados extras durante o período das Olimpíadas de 2016: no dia da cerimônia de abertura, 5 de agosto – por conta do grande fluxo de delegações e chefes de estado em direção ao Maracanã, e no dia da prova de triatlo na cidade, 18 de agosto, atividade que vão exigir grande esforço logístico, com a interdição de ruas em diversos bairros.

+ Prefeitura inaugura protótipo do VLT no Centro

Outras medidas para desafogar o tráfego durante o evento estão no plano da prefeitura. Alterar as férias escolares para alunos da rede municipal e estadual para o período de 25 de julho a 26 de agosto é uma delas. O prefeito está conversando com empregadores, estimulando a instituição do home office, férias coletivas, uso de bicicletas, rodízio de funcionários, restrição do transporte de cargas entre 6 e 21h, e trabalho noturno. Também se estuda reduzir as vagas de estacionamento pela cidade no período olímpico.

Além da questão logística, mais uma proposta interessante está em discussão com partidos e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Trata-se da proibição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, bem como em vias públicas e propriedades privadas, reservando espaço para os patrocinadores dos Jogos. O evento espera delegações de 204 países, mais de 15 000 atletas, que disputarão mais de 65 modalidades esportivas em 33 instalações. Serão 665 partidas em um mês. 

Fonte: VEJA RIO