Continua após publicidade

Túnel subterrâneo vai evitar enchentes na Tijuca

Em construção na Zona Norte da cidade, obra orçada em 188 milhões de reais deve ser concluída em 2015

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h38 - Publicado em 21 out 2014, 13h16

Crédito das fotos: Divulgação/Cidade Olímpica

Castigada por enchentes a cada verão, a região da Grande Tijuca enfrenta uma série de obras para conter o problema. Previsto para ser inaugurada no final de 2015, o desvio do Rio Joana é a principal das intervenções e será feito pelo maior túnel de drenagem do Brasil para água da chuva.

Executada em São Cristóvão, a obra vai mudar o curso do córrego, que nasce no Andaraí e passa por Grajaú, Vila Isabel e Quinta da Boa Vista. O desague é feito no saturado Canal do Mangue, na região portuária.

+ Obra do novo elevado do Joá entra em fase decisiva

Continua após a publicidade

Como já recebe as águas de outros três rios – Comprido, Maracanã, Papa-Couve e Trapicheiro – o Canal acaba por não ser suficiente para escoar as águas pluviais em dias de chuva forte. Com as obras, o Rio Joana passará por galerias de drenagem e, parte do volume da água da chuva irá desaguar na Baía de Guanabara.

Com 3.400 metros de extensão, destes 2.700 subterrâneos, o novo túnel será como um afluente Joana. Sua vazão será de 100.000 litros por segundo, com deságue também na Baía de Guanabara. Desta forma, o novo túnel levará mais água para a Baía em menos tempo, o que evitará as inundações em toda a área da Praça da Bandeira. 

A obra faz parte do Plano de Controle de Enchentes da Tijuca, que é contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Seu orçamento é de 188 milhões de reais, financiados pela prefeitura do Rio e o Ministério das Cidades e inclui ainda a construção de cinco reservatórios subterrâneos para conter a água das chuvas. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.