DE BRAÇOS ABERTOS

A oportunidade de unir os pontos da cidade

Por: - Atualizado em

Fotos: Fernando Frazao, Fernando Lemos, Nelson Porto, Pedro Kirilos, Oscar Cabral e Thor Unamar
(Foto: Redação Veja rio)

Em seu belo "Samba do Avião", Tom Jobim descreveu a chegada ao Aeroporto Santos Dumont com os versos: "Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro". A cidade é linda lá de cima e, no momento em que o mundo está de olho nela, é hora de apresentar, aqui em baixo, um município acolhedor para o carioca, o turista e quem escolheu essa terra para viver. Veja Rio topou o desafio e lançou o movimento "Com o Rio, de Braços Abertos". O Rio, que acaba de receber um megaevento como a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica, tem outros grandes acontecimentos pela frente: o Rock in Rio no mês que vem; a Copa do Mundo em 2014; o aniversário de 450 anos da antiga sede do governo federal em 2015; e, em 2016, a maior festa esportiva do planeta: os Jogos Olímpicos. Essa agenda tão qualificada deve servir para ensejar grandes mudanças de cultura e atitude.

de-bracos-abertos-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Pois esses grandes elementos catalisadores, com outros que virão, serão uma prova de fogo para os serviços, que vão ter que se adequar a uma metrópole bem mais viva em pontos turísticos, restaurantes, bares e todo o tipo de estabelecimento. E como o morador pode entrar nessa onda? A resposta é simples: sendo um bom anfitrião.

de-bracos-abertos-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Está sob a responsabilidade de cada carioca poder assegurar que os grandes eventos tragam um legado definitivo ao seu dia a dia. O objetivo do movimento é fomentar a sociedade como um todo, visando à melhoria da cidade. Reforçar parcerias, estimular negócios relacionados a boas práticas e dialogar com os empresários, a fim de mostrar que uma cidade que zela por si atrai grandes oportunidades, são metas do conjunto de ações a serem implementadas. Serão estimuladas discussões que levem a transformações na sociedade, agregando cidadãos, empresários, terceiro setor e demais segmentos interessados em fazer do Rio de Janeiro uma cidade à altura dos sonhos do carioca.

de-bracos-abertos-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com a iniciativa individual organizada, é possível construir uma ação coletiva que, ao mesmo tempo, qualifica a mão de obra e impulsiona a economia. Desta forma, os cariocas e as pessoas radicadas aqui vão perceber o poder da união. Um exemplo prático dessa atitude é o do garçom carioca Aguinaldo Brandão, que fez curso para garçom e procurou se aprimorar na língua inglesa. "Estou me preparando para os acontecimentos que vêm por aí. O Rio está se transformando, e temos de estar atentos às oportunidades. Isso me estimula a aprender mais."

Dá vontade de contar para os amigos e começar a fazer a sua parte, não? Pois é esse o espírito da coisa.

[---FI---]

Clique na imagem acima para ampliá-la

Fonte: VEJA RIO