EXPOSIÇÕES

O Velho Chico é fashion

Estilista Ronaldo Fraga cria dez instalações inspiradas em suas viagens pelo Rio São Francisco

Por: Carlos Henrique Braz - Atualizado em

roteiro-exposicoes-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Mineiro de Belo Horizonte, o estilista Ronaldo Fraga, juntamente com seus quatro irmãos, costumava passar as férias com os pais às margens do Rio São Francisco. Essa reminiscência da infância sempre influenciou seu trabalho. O ápice se deu na coleção apresentada na semana de moda verão paulistana de 2008, toda inspirada na cultura ribeirinha. A título de pesquisa, antes de confeccionar as peças, ele empreendeu uma viagem de três meses a bordo de um barco a vapor pelo Velho Chico. Seu trajeto começou na nascente, em Minas Gerais, e foi até o município alagoano de Piaçabuçu. Absorvido pelo tema, desde então ele já voltou àquele leito diversas vezes e calcula ter navegado mais de 5?000 quilômetros.

As expedições foram o embrião da mostra Rio São Francisco, um Rio Brasileiro, que chega ao Palácio Gustavo Capanema, no Centro. Ela reúne dez instalações concebidas pelo estilista, que utilizou fotografias, vídeos e trechos de lendas referentes ao rio-mar. Entre os destaques está a peça Cidades Submersas, que traz o ator Wagner Moura em um videodocumentário na cidade baiana onde foi criado, Rodelas, inundada para a construção de uma hidrelétrica. Outro espaço, Lendas do Rio, é constituído de vestidos equipados com um dispositivo de som que emite gravações do poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade, na voz de Maria Bethânia.

Rio São Francisco, um Rio Brasileiro. Palácio Gustavo Capanema ? Galerias da Funarte. Rua da Imprensa, 16, Centro, ☎ 2279-8085. ? Cinelândia. → Segunda a sábado, 9h às 18h. Grátis. Até 10 de fevereiro de 2012. A partir de sexta (11).

Fonte: VEJA RIO