DIVERSÃO

Rio recebe mostra de filmes com temática ambiental

Quarta edição do Filmambiente apresenta gratuitamente 62 produções de diferentes países

- Atualizado em

filmambiente.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Começa nesta quinta (4), a quarta edição do Filmambiente - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental. O evento, que acontece até o dia 10 de setembro, reúne 62 filmes nacionais e internacionais, selecionados nos mais importantes festivais de todo o mundo (como Tribeca, Berlim e Cannes), além de outros selecionados entre os mais de 400 inscritos. Este ano, o festival tem o tema central Porque o Futuro Chegou. Todas as exibições são gratuitas.

O festival tem programação em quatro cinemas da Zona Sul e em outros quatro pontos na Zona Norte e periferia. A mostra competitiva terá oito documentários e 25 curtas, exibidos no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. Também haverá programação no Instituto Moreira Salles e no Museu do Meio Ambiente, além de sessões especiais para alunos de escolas públicas e moradores da região nas Naves do Conhecimento em Madureira, Irajá, Vila Aliança e Penha. Já os filmes vencedores da mostra competitiva serão exibidos no Oi Futuro Ipanema - que participará do festival pela primeira vez.

A programação inclui ainda atrações especiais, que foram incorporadas às exibições, como a Disco Xepa, uma degustação que visa conscientizar sobre o desperdício alimentar, preparada com sobras do dia da CADEG, que acontecerá após a exibição de A origem do Slow Food; e a sessão de perguntas com Marcio Atala, apresentador do filme Naquela Época e Hoje, na competição de longa-metragem. Haverá também o painel de discussão Meio Ambiente: Evolução Temática e de Abordagem nos últimos 20 anos, no Oi Futuro Ipanema, com a presença do economista e ecologista Sergio Besserman, da jornalista e filmmaker Paula Saldanha, do diretor do festival Cine?Eco, Mario Branquinho, com mediação do jornalista e colunista de sustentabilidade Agostinho Vieira.

Confira a programação completa em www.filmanbiente.com.

Fonte: VEJA RIO