COTIDIANO

Rio, patrimônio da humanidade

Comissão formada por 21 países elege a cidade como Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria paisagem cultural urbana

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

ocean.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O título de Cidade Maravilhosa agora é para valer. Após candidatura lançada em 2009, o Rio foi eleito, neste domingo (1º), Patrimônio Mundial da Humanidade pela interação da beleza natural com a intervenção humana. O anúncio feito pela ministra da Cultura Ana de Hollanda na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em São Petersburgo, na Rússia, é ainda mais especial porque se trata da primeira cidade do mundo a conquistar o reconhecimento na categoria. Até o momento, os locais tidos pela UNESCO, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, como paisagem cultural relacionavam-se apenas a áreas rurais, jardins históricos e outros locais de importância simbólica.

Entre as belezas cariocas agraciadas com o título estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, a entrada da Baía de Guanabara, o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana, o Arpoador, o Parque do Flamengo e a Enseada de Botafogo. O desafio, agora, é preservar todos esses locais a partir de políticas integradas de habitação, meio ambiente etc, uma vez que passarão a ser acompanhados de perto pela Unesco. Um compromisso dos cariocas (e do Brasil) com o mundo. Parabéns, Rio, pela conquista!

Fonte: VEJA RIO