COTIDIANO

Rio ganha nova área de preservação ambiental

Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, localizado no Leme, tem 160 hectares com trilhas e sinalização

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

paisagem-carioca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Cariocas e turistas ganharam mais uma opção de lazer ao ar livre na cidade. Inaugurado na última quarta (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca, localizado entre os bairros do Leme, Copacabana e Botafogo, possui uma área de 160 hectares e vista privilegiada para a Praia de Copacabana, o Corcovado e a Floresta da Tijuca. Sua criação tem o objetivo de unificar as áreas de proteção ambiental dos morros da Babilônia e São João com o Parque Estadual da Chacrinha.

Com trilhas e sinalização com placas informativas, o parque, que é fruto de ações de reflorestamento na região, pode ser acessado pelo Parque Natural Municipal da Chacrinha, na Rua Guimarães Natal, em Copacabana; pelo Morro da Babilônia, no final da Ladeira Ari Barroso; pela Vila Militar, na Ladeira do Leme; e pela Praça Parque General Leandro, em Botafogo. Moradores dos morros do Leme, Babilônia e São João serão capacitados para atuarem como guardas-parque, fiscalizando o local.

O Parque Paisagem Carioca também receberá parte da Trilha Transcarioca, que prevê um caminho de 180 quilômetros de extensão, de Barra de Guaratiba ao Morro da Urca. Com 28,9% do seu território coberto por floresta de Mata Atlântica, o Rio possui um dos maiores percentuais de cobertura vegetal nativa do país.

Veja também: Trilha que cruza o Rio vai virar atração turística.

Fonte: VEJA RIO