COTIDIANO

Rio ganha domínio virtual com o nome da cidade

Prefeitura abre cadastro de interessados e domínio .rio poderá ser utilizados em sites a partir de janeiro de 2015

- Atualizado em

rio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Rio de Janeiro acaba de se tornar a primeira cidade da América Latina a ter um domínio virtual com seu nome. A novidade poderá ser utilizada por qualquer morador ou empresa que se identifique com a cidade e queira substituir o final ".com.br" em seu site por ".rio". Em um primeiro momento, a Prefeitura lançou o portal meudominio.rio, em que os interessados poderão se cadastrar para a mudança.

Esta primeira fase, que vai até o dia 29 de dezembro, tem o objetivo de medir a demanda pelo novo domínio e manter os interessados informados sobre o andamento do projeto. Um comitê gestor avaliará os nomes de sites cadastrados para evitar contratempos como a duplicação de empresas já existentes ou a confusão dos usuários com relação aos sites oficiais do governo. A previsão é de que os domínios possam ser adquiridos a partir de 5 de janeiro de 2015.

Cidades como Nova York, Londres, Paris, Barcelona, Roma, Berlim e Tóquio também contam com um domínio próprio. O endereço carioca foi adquirido pela Prefeitura junto à Internet Corporation Assigned Names and Numbers (Icann) e custou US$ 180 mil. A previsão é de que o custo para quem quiser manter um site com final ".rio" seja em torno de R$ 65 por ano.

Fonte: VEJA RIO