COTIDIANO

Rio é finalista de concurso promovido pela Rede WWF

Cidade está entre as finalistas na categoria Sustentabilidade do concurso We Love Cities

- Atualizado em

rio-pedro-kirilos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Rio é uma das cidades finalistas do concurso We Love Cities. Promovido pela Rede WWF - organização mundial que desenvolve centenas de projetos de conservação do meio ambiente - o desafio Hora do Planeta convida cidades em todo o mundo a apresentar planos de desenvolvimento urbano sobre energia renovável, a fim de reduzir as emissões de CO2 e mobilizar ações sustentáveis para o planeta. Entre as 33 cidades finalistas, São Paulo e Belo Horizonte também representam o Brasil. Nesta fase, o público pode votar pelo site do torneio para escolher a campeã.

Os requisitos para o projeto do We Love Cities foram planejamento em transporte público, soluções de energia renováveis, projetos de habitação e gestão de resíduos. Para os quais a Prefeitura do Rio apresentou os corredores BRT e BRS, além da implantação de ciclovias. Foram incluídos ainda programas de incentivo à coleta seletiva e de reflorestamento.

Um júri de especialistas vai analisar as ações de cada cidade e, no dia 27 de março, uma cerimônia em Vancouver, no Canadá, anunciará um líder em sustentabilidade por país para a Hora do Prêmio Nacional da Terra Capital, além da grande campeã, que receberá o título de Capital Mundial da Hora do Planeta.

Veja abaixo todas as cidades participantes:

Bélgica: Antuérpia, Bruxelas, Ghent

Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo

Canadá: Edmonton, North Vancouver, Surrey

Colômbia: Medellín, Monteria

Dinamarca: Copenhagen

Finlândia: LappeenrantaÍndia: Cochin, Coimbatore, HyderabadIndonésia: Semarang, Bogor

México: Cidade do México, Aguascalientes

África do Sul: Cidade do Cabo, Durban

Coréia do Sul: Seoul, Suwon

Suécia: Eskilstuna, Estocolmo, VäxjöTailândia: Khunhan, Muangklang, Nongsamrong

EUA: Boulder, Chicago, Cleveland

Fonte: VEJA RIO