COMIDA

Receitas de sobremesa: goiabada com queijo

Aprenda a preparar cinco receitas deliciosas levando a combinação Romeu e Julieta. Separe o queijo e a goiabada e confira o passo a passo

Por: Louise Peres - Atualizado em

Charutinhos de goiabada acompanhados de creme de queijo da chef Roberta Ciasca, Oui Oui

doce-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes (charutinho)

1 embalagem de massa phylo

1 goiabada em barra cascão

Ingredientes (creme de queijo)

50g de catupiry

Creme de leite fresco a gosto

Modo de preparo

Pegue algumas folhas da massa phylo e corte em quadrados de 10cm x 10cm. Corte a goiabada em tiras finas, de aproximadamente 0,5cm de espessura e 8cm de comprimento. Coloque as tiras de goiabada, uma a uma, em cima de cada quadrado de massa e enrole, fazendo charutinhos. Faça quantos charutinhos desejar. Reserve. Misture o creme de leite no catupiry com um fouet, até formar um creme homogêneo. Não deixe ficar muito consistente, o ponto certo é mais cremosinho. Reserve. Numa frigideira, coloque um pouco de manteiga clarificada, deixe esquentar bem e coloque os charutinhos para fritar. Quando estiverem corados e crocantes, retire e deixe escorrer no papel toalha. Sirva em um potinho de louça, com o creme de queijo separado, em outro potinho. Ao degustar, passe o charutinho no creme e divirta-se.

Lasanha romeo e giulietta do chef Dudu Camargo, Pizzaria Stravaganze

doce-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes

120g de queijo coalho

130g de goiabada

100g de catupiry

Modo de preparo

Em uma travessa redonda e pequena, cubra toda a superfície com fatias de goiabada. Em seguida, faça uma camada com o catupiry. A terceira camada é feita com fatias de queijo coalho. Repita o processo uma vez. Para finalizar, faça mais uma camada com goiabada e termine decorando com o catupiry. Gratinar no forno por aproximadamente 15 minutos e servir em seguida.

Mineira da chef Natacha Fink, do Espírito Santa

Ingredientes

500 gramas de farinha de trigo

500 gramas de goiaba

1/2 lata de leite condensado

250 gramas de queijo minas fresco

150 gramas de manteiga

15 gramas de sal

25 gramas de açúcar para a massa

500 gramas de açúcar para doce

400 ml de água

Modo de preparo

Descasque a goiaba, corte a polpa em gomos e cozinhe com 250 ml de água e a metade do açúcar do doce. Com o miolo da fruta faça uma calda com o restante do açúcar e 150 ml água.

Para a massa, misture a farinha, a manteiga, o sal e o açúcar da massa. Forre 10 forminhas individuais (80 gramas cada), fure coma ponta de um garfo a massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse até dourar. Para o recheio bata o queijo fresco com o leite. Recheie a massa pré-assada, decore e intercale com o doce da polpa. Use a calda depois de peneirada para decorar.

Torta integral de goiabada com queijo do chef Thiago Andrade, do BioCarioca

Ingredientes (massa)

300 gramas de biscoito integral de castanha do Pará (cookie)

120 gramas de castanha do Pará

120 gramas de farinha integral

80 gramas de açúcar demerara

80 gramas de manteiga derretida

Ingredientes (recheio)

4 ovos

60 gramas de açúcar demerara

350 gramas de ricota

250 gramas de requeijão

Ingredientes (cobertura)

500 gramas de goiabada

450 ml de água

5 gramas de amido de milho

Modo de preparo

Massa: Colocar todos os ingredientes em um processador para bater até virar uma "farofa" homogênea. Colocar em uma forma de fundo removível e assentar a massa com uma colher até ficar firme na forma.

Recheio: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Colocar esse creme sobre a massa e levar ao forno pré-aquecido à 180C, por 25 minutos.

Cobertura: Dissolva a goiabada em 400 ml de água até ficar cremosa. Dissolva o amido em 50 ml de água. Acrescentar a mistura ao creme e misturar até ficar firme. Colocar a cobertura sobre a torta assada e levar à geladeira por 20 a 30 minutos.

Vol au vant romeu e julieta do chef Alessandro Lima, do Atrium

doce-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ingredientes

500 gramas de requeijão

300 gramas de goiabada

12 unidades de Vol au Vant (a marca Arosa vende a caixa com essa quantia)

1 xícara (café) de água

Modo de preparo

Derreta a goiabada em fogo baixo em uma panela com a água e recheie todos os vol au vant. Em um recipiente retangular e raso coloque uma colher de sopa de requeijão bem cheia para cada vol au vant e leve ao micro-ondas por cinco segundos. Coloque o vol au vant recheado sobre o requeijão e sirva.

Fonte: VEJA RIO