RECEITA

Peru de Natal light

Por: Vigilantes do Peso - Atualizado em

Ingredientes:

1 peru inteiro temperado descongelado (4 kg)

1 maçã verde pequena inteira

1 folha de louro

1 a 2 ramos de tomilho fresco

1 molho pequeno de salsa fresca

1 limão siciliano

5 xíc. de caldo de galinha 0% de gordura

½ xíc. de amido de milho

Modo de preparo:

Descongele a ave de acordo com as instruções do fabricante. Remova o pescoço e os miúdos e reserve para outro uso. Escolha uma ave com termômetro inserido.

Preaqueça o forno a 250º C. Unte um tabuleiro grande antiaderente com óleo em spray.

Seque a ave com papel toalha. Preencha a cavidade com a maçã, o louro, o tomilho e a salsa. Feche a cavidade com palitos finos. Amarre as coxas com um barbante culinário. Esprema o limão por toda a ave. Proteja as pontas das asas e das coxas com pedaços de papel de alumínio para não queimar.

Arrume a ave nom tabuleiro com o peito para cima e cubra com papel alumínio, fechando bem e fazendo alguns furo na superfície para sair o vapor. Coloque o peru no forno e reduza a temperatura para 200º C. Asse por 1h 30 min. Retire o papel alumínio e asse por mais 1 h ou mais até que o termômetro inserido na ave pule e ele esteja dourado por completo. Durante este tempo regue a ave às colheradas com 1 xíc. do caldo de galinha a cada 20 minutos.

Transfira o peru para uma bandeja de servir. Descarte o barbante, os papéis das extremidades, a maçã, a folha de louro e as ervas. Cubra novamente com papel alumínio e aguarde 30 minutos.

Faça um molho aveludado. Raspe o fundo do tabuleiro e transfira o molho e as raspas para um recipiente. Cubra e deixe na geladeira por 10 minutos. Retire toda a camada de gordura da superfície e meça 1 xíc. do molho. À parte, dissolva o amido de milho em 1 xíc. de caldo de galinha. Junte em uma panela, o caldo do peru, ao amido dissolvido e as 3 xíc. restantes do caldo de galinha. Ferva, mexendo constantemente até engrossar levemente. Passe o molho através de uma peneira para uma molheira e mantenha morno. Sirva o peru em fatias finas acompanhado do molho aveludado.

Rendimento: 12 porções.

Tempo de preparo: 2h30.

Calorias: 172 Kcal, três fatias finas com molho.

Fonte: VEJA RIO