RECEITA

Lombinho assado no tamarindo com manga e romã

Por: Vigilantes do Peso - Atualizado em

Ingredientes:

6 bagos de tamarindo seco descascados

1 xíc. de água fervente

2 C.S. de mel

1 C.S. de gengibre fresco ralado

¼ de c.c. de sal

1 peça de lombinho de porco inteiro (aprox. de 700 g)

2 mangas maduras firmes descascadas cortadas em cubos pequenos

¼ de xíc. de manjericão fresco picado fino

¼ de xíc. de hortelã fresca picada fina

1 pitada de pimenta-do-reino moída

1 romã madura

Modo de preparo:

Faça o marinado. Com uma tesoura, corte o tamarindo em pedaços pequenos. Numa tigela média, junte a água fervente, o tamarindo e o mel, mexendo freqüentemente e mascerando o tamarindo até esfriar. Coe numa peneira, pressionando a polpa para extrair bem o sumo. Misture ao marinado, o gengibre e o sal. Retire e reserve ¼ de xíc. do marinado, cubra e mantenha sob refrigeração. Coloque o restante do caldo num saco plástico de alimentos com zíper e mantenha numa tigela.

Perfure todo o lombinho com a ponta da faca. Coloque o lombinho dentro do saco com o marinado e feche bem. Mantenha em refrigeração por 1-3 horas.

Preaqueça o forno a uma temperatura de 200ºC. Unte com óleo em spray uma grelha dentro de um tabuleiro. Retire o lombinho do marinado, seque com papel toalha e descartando o marinado. Arrume o lombinho na grelha, unte com óleo em spray e asse por 30-40 minutos, virando ocasionalmente para dourar e cozinhar por igual. Se tiver termômetro de carne, insira no lombinho e asse até que a temperatura interior atinja 70º C. Retire o lombinho do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10-15 minutos, antes de fatiar.

Corte o lombinho em finas finas, arrume e decorre com a manga num prato de servir. Regue com o molho de tamarindo reservado. Salpique o manjericão, a hotelã, a pimenta e as sementes da romã.

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: 1h30.

Calorias: 227 Kcal, três fatias finas de lombinho e 1/2 xícara de manga.

Fonte: VEJA RIO