RECEITA

Receita de bûche de noël

Por: Pierre Landry, do restaurante Blason - Atualizado em

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

- 4 ovos inteiros

- 125g de açúcar

- 125g de farinha de trigo

- 60g de manteiga sem sal

- 100g de açúcar

- 50ml de rum branco

- 100ml de água

- 4 gemas de ovos

- 200g de açúcar

- 250g de manteiga sem sal

- 150g de chocolate amargo (60% de cacau)

- 100g de açúcar confeiteiro

- 100g de chocolate amargo

Modo de preparo:

- Em uma vasilha inox, bater os ovos inteiros com os 125g de açúcar em cima do banho-maria por 10 minutos. Continuar a bater fora do fogo até esfriar. Acrescentar a farinha de trigo e depois a manteiga derretida.

- Untar uma folha de papel manteiga com manteiga e colocá-la em um tabuleiro retangular. Colocar a massa obtida no tabuleiro e assar por 15 a 20 minutos no forno a 160ºC. Retirar do tabuleiro e deixar esfriar.

- Ferver água com açúcar e acrescentar o rum. Deixar esfriar.

- Colocar os 200g de açúcar com um pouco de água e cozinhar a 121ºC. Colocar esta calda em cima das gemas de ovos bem devagar. Continuar a bater até estar completamente frio. Acrescentar a manteiga sem sal amolecida e o chocolate amargo previamente derretido. Reservar na geladeira.

- Colocar o biscuit (pão de ló) em um pano limpo e retirar o papel manteiga. Com um pincel, despejar a calda aromatizada no biscuit. Colocar uma camada de creme manteiga e, com a ajuda do pano, enrolar a bûche. Colocar na geladeira por 20 minutos.

- Com uma faca, cortar as duas extremidades da bûche. Colocar creme manteiga em cima e colar as extremidades para dar aparência de um tronco. Com um saco de confeitar e um bico apropriado, acrescentar o restante do creme manteiga. Guardar na geladeira.

- Antes de servir, raspar lascas de chocolate amargo com uma faca e polvilhar açúcar confeiteiro.

Fonte: VEJA RIO