DIVERSÃO

Quinta da Boa Vista recebe exposição sobre a história da bicicleta

Mostra gratuita reúne mais de vinte modelos antigos e uma versão feita de garrafa pet reciclada

- Atualizado em

bicicleta.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Neste fim de semana, nos dias 25, 26 e 27, a Quinta da Boa Vista recebe a exposição Bicicleta, história e curiosidades. A mostra, que tem entrada gratuita, acontece na Tenda do SESC, como parte de um projeto em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além de reunir mais de 20 modelos diferentes de bicicletas antigas, a exposição apresenta um acervo fotográfico com cenas de sua evolução desde o século XIX até os dias atuais. Entre os itens, estão modelos utilizados em 1860, como réplicas da Ordinary e da Velocípede, de 1880, e a Full Suspension, utilizada por Argus Caruso na volta ao mundo. O público também poderá conhecer modelos sustentáveis, como a bike Muzzi, feita de garrafa pet reciclada, uma bicicleta de bambú. Haverá ainda a uma réplica da escultura de Marcel Duchamp, Roda de Bicicleta (1913), que traz uma roda de bicicleta aparafusada a um banco e é considerada uma das obras mais representativas do dadaísmo francês.

Além dos itens em exibição, a mostra também conta com atividades dedicadas ao público infantil, com oficinas de reciclagem e bate-papos sobre mobilidade, saúde e responsabilidade. No domingo (27), às 10h, haverá um passeio ciclístico ao público presente com a participação da Cyclophonica - Orquestra de Câmara de Bicicletas.

A Quinta da Boa Vista fica na Avenida Pedro II, s/n, São Cristóvão. As atividades acontecem das 9h às 18h e a entrada é gratuita.

Fonte: VEJA RIO