CONSUMO

Proteja-se das ameaças virtuais

Especialista em segurança na web dá 12 dicas para você proteger o seu computador (e celular) de vírus e malwares usados em golpes

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

internet2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O especialista em segurança Sérgio Oliveira, da McAfee, levanta aspectos importantes a serem considerados para uma boa proteção online na hora de fazer compras pela Internet, baixar arquivos etc. Anote e não caia nas armadilhas da web.

1 - Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais, tais como iTunes e Android Market, e leia as opiniões dos usuários antes de baixá-los.

2 - Seja extremamente cuidadoso ao ler e responder e-mails.

3 - Cuidado com ofertas nas redes sociais. Nunca concorde em revelar suas informações pessoais apenas para participar de uma promoção.

4 - Não aceite solicitações de amizades de pessoas que você não conhece na vida real nas redes sociais, e espere até voltar para casa para publicar fotos e comentários sobre as suas férias.

5 - Não compre em um site se não se sentir confortável. Se achar que o domínio pode não ser seguro, provavelmente ele não é mesmo.

6 - Nunca clique em links de e-mails de spam para fazer compras, nem compre em site anunciado em e-mail de spam. Não clique, também, em links de um e-mail de alguém que você não conheça.

7 - Verifique o endereço da web para certificar-se de que está no site correto. Ao acessar um site, é necessário certificar-se de que ele é legítimo, e não um site falso.

8 - Verifique se o site é seguro. Procure por um selo de confiança indicando que ele foi verificado contra roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito, fraudes virtuais e outras ameaças mal intencionadas. E atenção: os selos de segurança verdadeiros são ativos e exibem a data (ou seja, a do dia do acesso) da última verificação. Lembre-se, no entanto, que alguns fraudadores têm o trabalho de fazer atualizações diárias em seus selos falsos. Faça o teste: ao clicar no selo, ele deve conduzi-lo à página de verificação do site de compras.

9 - Não utilize computador público para efetuar compras online, pois estranhos podem conseguir acessar seu histórico de navegação e até mesmo suas informações de login.

10 - Use apenas conexão segura ao enviar seu pedido de compra. Nunca compre usando uma rede sem fio desprotegida, pois, dessa forma, hackers podem acessar suas informações de pagamento.

11 - É importante assegurar-se de que seu computador esteja protegido com um software de segurança abrangente e atual, que oferece segurança contra vírus, spywares e outras ameaças online desconhecidas.

12 - Use senhas fortes. Escolha senhas difíceis de adivinhar e que tenham pelo menos dez caracteres consistindo em uma combinação de números, letras e símbolos.

Fonte: VEJA RIO